Festival da Comida Continente volta a conquistar certificação 3R6             

As iniciativas para garantir a gestão ambientalmente responsável dos resíduos foram bem-sucedidas e reconhecidas pela SPV.
FCC certificação 3R6 da SPV

Partilhar

A implementação de práticas ambientalmente responsáveis na gestão dos resíduos produzidos durante a 4ª edição do Festival da Comida Continente (FCC), especialmente no que respeita ao envio de embalagens para reciclagem e valorização, foi novamente reconhecida pela Sociedade Ponto Verde (SPV) com a atribuição da certificação 3R6. O aumento de pontos de recolha, a separação eficaz e as ações de sensibilização junto dos parceiros e do público também foram pontos positivos na avaliação do evento. 

Certificação 3R6 Sociedade Ponto Verde – O que é?  

A certificação 3R6 garante que os resíduos produzidos nos eventos, escritórios e espaços são adequadamente encaminhados para o destino final, seguindo a hierarquia de gestão dos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar. A metodologia foi definida pela Sociedade Ponto Verde, detentora da marca, e implementada por uma equipa de consultores da Ponto Verde Serviços.

No relatório de atribuição do certificado, a Ponto Verde Serviços, responsável pelo mesmo, destacou o caminho que o festival tem desenvolvido “no sentido de se tornar um evento cada vez mais sustentável”.  Na última edição do FCC antes da pandemia, em 2019, a Sociedade Ponto Verde já tinha avaliado positivamente o trabalho implementado pela organização e marcas parceiras para minimização do impacto ambiental dos resíduos produzidos. Aquando da 1ª certificação, Teresa Cortes, da SPV, explicou que é “uma forma de garantir que o evento tem uma pegada ecológica minimizada e que cumpre com as melhores práticas de sustentabilidade”.

Números e melhorias alcançadas

De acordo com o relatório da certificação, em 2022 o FCC foi responsável pela reciclagem de 1.281 litros de resíduos de embalagens de papel/cartão, 470 litros de embalagens de plástico/metal e 470 litros de embalagens de vidro, num total de  217.271 litros de resíduos produzidos. Um dos indicadores de melhoria apontados em relação às edições anteriores do evento é a qualidade da deposição de resíduos. 

Citando o mesmo documento, a Ponto Verde Serviços destacou, entre outras, as seguintes melhorias comparativamente à última edição do FCC:

  • Reforço nos contentores e respetiva distribuição no recinto;  
  • Promoção da reciclagem e correto encaminhamento dos resíduos em todas as fases do evento;
    Comunicação prévia da organização com os stands, bares e restaurantes para divulgação das práticas de gestão de resíduos no recinto;
  • Melhoria da comunicação e contacto entre todos os intervenientes da limpeza e gestão de resíduos no evento, previamente ao início do mesmo. Foi feito um briefing inicial entre as 3 equipas onde foram explicados os objetivos da Certificação 3R6, quais as regras de separação, e outros temas importantes sobre a gestão de resíduos; 

“Pelos trabalhos desenvolvidos, e pela excelente melhoria apresentada na edição de 2022, a PVS atribui a Certificação 3R6 ao Festival da Comida do Continente”

Ponto Verde Serviços

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest