Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Evento global acontece no último sábado de março.
A iniciativa Hora do Planeta é um movimento global iniciado pelo WWF (World Wildlife Fund) na Austrália, em 2007, e que rapidamente chegou a dezenas de países. A ideia é que todo o planeta desligue as luzes ao mesmo tempo, durante uma hora, numa manifestação pela defesa da natureza. As alterações climáticas e a sustentabilidade são algumas das principais batalhas que a humanidade enfrenta. Simbolicamente, este gesto lembra-nos que é preciso reduzir o consumo de combustíveis fósseis, por exemplo, e reconectar-nos ao planeta.
A equipa de comunicação da ANP (Associação Natureza Portugal/WWF) partilhou algumas ideias sobre o momento atípico que vivemos devido à pandemia de covid-19 e de que forma a Hora do Planeta marca esta crise global. “No meio da crise mundial de saúde, a Hora do Planeta marca um momento de solidariedade pelo planeta”, acompanhando os eventos digitais que têm unido as comunidades globais. Nos últimos anos, as luzes desligaram-se simbolicamente em mais de 188 países e monumentos icónicos apagaram-se por uma hora.
Ângela Morgado, diretora executiva da ANP/WWF, relembra que “estamos a destruir os sistemas naturais”, mais rápido “do que eles se conseguem restabelecer”, comprometendo “a nossa sobrevivência e existência”. Este ano, a Hora do Planeta é uma oportunidade para “unir milhões de pessoas e levantar a sua voz” na garantia de um “compromisso internacional para parar e reverter a perda da natureza”. Ângela Morgado apela para que no sábado, dia 28 de março, às 20:30, “todos desliguem ou reduzam as luzes” e aproveitem esta hora para se envolverem em comunidades online. A ANP/WWF fará um streaming com “música, receitas ao vivo e experiências sustentáveis”, tudo a partir de casa.
Paralelamente, a ANP/WWF convida todos os portugueses a partilharem os seus conhecimentos com outros, criando os seus próprios momentos digitais, que a associação se compromete a divulgar no website horadoplaneta.pt e nas suas redes sociais.
Este ano, o evento é completamente digital (habitualmente fazem-se sessões em espaços públicos) mas cada um pode contribuir a partir de casa. Sábado, 28 de março pelas 20h30, #LIGATEAOPLANETA.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura