Este ano, a Hora do Planeta é digital

Evento global acontece no último sábado de março.

A iniciativa Hora do Planeta é um movimento global iniciado pelo WWF (World Wildlife Fund) na Austrália, em 2007, e que rapidamente chegou a dezenas de países. A ideia é que todo o planeta desligue as luzes ao mesmo tempo, durante uma hora, numa manifestação pela defesa da natureza. As alterações climáticas e a sustentabilidade são algumas das principais batalhas que a humanidade enfrenta. Simbolicamente, este gesto lembra-nos que é preciso reduzir o consumo de combustíveis fósseis, por exemplo, e reconectar-nos ao planeta.

A equipa de comunicação da ANP (Associação Natureza Portugal/WWF) partilhou algumas ideias sobre o momento atípico que vivemos devido à pandemia de covid-19 e de que forma a Hora do Planeta marca esta crise global. “No meio da crise mundial de saúde, a Hora do Planeta marca um momento de solidariedade pelo planeta”, acompanhando os eventos digitais que têm unido as comunidades globais. Nos últimos anos, as luzes desligaram-se simbolicamente em mais de 188 países e monumentos icónicos apagaram-se por uma hora.

Ângela Morgado, diretora executiva da ANP/WWF, relembra que “estamos a destruir os sistemas naturais”, mais rápido “do que eles se conseguem restabelecer”, comprometendo “a nossa sobrevivência e existência”. Este ano, a Hora do Planeta é uma oportunidade para “unir milhões de pessoas e levantar a sua voz” na garantia de um “compromisso internacional para parar e reverter a perda da natureza”. Ângela Morgado apela para que no sábado, dia 28 de março, às 20:30, “todos desliguem ou reduzam as luzes” e aproveitem esta hora para se envolverem em comunidades online. A ANP/WWF fará um streaming com “música, receitas ao vivo e experiências sustentáveis”, tudo a partir de casa.

Paralelamente, a ANP/WWF convida todos os portugueses a partilharem os seus conhecimentos com outros, criando os seus próprios momentos digitais, que a associação se compromete a divulgar no website horadoplaneta.pt e nas suas redes sociais.

Este ano, o evento é completamente digital (habitualmente fazem-se sessões em espaços públicos) mas cada um pode contribuir a partir de casa. Sábado, 28 de março pelas 20h30, #LIGATEAOPLANETA.

MVI_7213

Aproveitar estes dias em que estamos em casa para refletir sobre porque é que a natureza importa, pode ser uma ótima maneira não só de nos distrairmos da situação que enfrentamos e procurar algum conforto, mas também de começar (ou continuar) o nosso caminho pela proteção do planeta. Queremos saber o que te liga à natureza, porque é que ela importa para TI. O que sentes quando estás rodeado dela? 🍃🌍Faz o teu vídeo e inspira outros a refletir sobre isto, a Leonor já o fez!Envia-nos por DM ou publica nas tuas redes e identifica-nos.#naturematters #ligateaoplaneta

Gepostet von WWF Portugal am Mittwoch, 25. März 2020
“Aproveitar estes dias em que estamos em casa para refletir sobre porque é que a natureza importa, pode ser uma ótima maneira não só de nos distrairmos da situação que enfrentamos e procurar algum conforto”, desafia a ANP/WWF na sua página do Facebook. Leonor Poeiras respondeu com um vídeo.