Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
O Fórum da Juventude e Inovação que antecipou a Conferência dos Oceanos juntou em Carcavelos 150 jovens de 30 nacionalidades.
Antes do arranque oficial da Conferência dos Oceanos (UNOC), Carcavelos acolheu o Fórum da Juventude e Inovação, em jeito de mote para o evento principal. Entre 24 e 26 de junho, 150 jovens de 30 nacionalidades trocaram ideias e experiências para que haja mais ação pela proteção dos oceanos e para que se torne possível a implementação de soluções inovadoras – muitas delas propostas por esses mesmos jovens.
Apesar de especialistas e líderes mundiais se reunirem com o mesmo intuito na Conferência, cabe aos jovens impulsionar parte da mudança, propondo soluções inovadoras e pressionando os decisores. Para melhor contextualizar a importância do Fórum da Juventude e aproveitando a enumeração de alguns pontos essenciais, citamos parte do discurso de boas-vindas de Liu Zhenmin, secretário-geral da UNOC:
“Em primeiro lugar, devemos aumentar a alfabetização oceânica entre crianças e jovens em todos os níveis de educação para construir a sua capacidade de pensar em soluções duradouras.
Em segundo lugar, precisamos promover o envolvimento significativo dos jovens nos processos de tomada de decisão em todos os níveis, para que os jovens possam ser mobilizados e consultados, e contribuir significativamente para as discussões e documentos de resultados.
Em terceiro lugar, o setor privado deve ser incentivado a criar um impacto sustentável de longo prazo, inclusive fornecendo financiamento e estimulando a inovação entre os jovens.”
Liu Zhenmin referiu também a importância de consultar e envolver “todas as partes interessadas relevantes” para projetar e implementar soluções – incluindo comunidades locais, povos indígenas e grupos vulneráveis. “As decisões devem ser informadas por evidências científicas e conhecimento tradicional”, recomendou com prudência.
Primeiro foi António Guterres, enquanto secretário-geral da ONU, a pedir desculpa “em nome da minha geração, à vossa geração”, disse dirigindo-se à plateia de jovens participantes no Fórum. Desculpa “relativamente ao estado do oceano, ao estado da biodiversidade e ao estado das alterações climáticas”, continuou.
Já o ator internacional Jason Momoa, conhecido pelo papel de protagonista no filme Aquaman e pela participação na série Guerra dos Tronos, foi nomeado embaixador das Nações Unidas para a Vida Marinha e surpreendeu os jovens ao aparecer na praia. O discurso foi breve, mas ao encontro do de Guterres: “é preciso corrigir os erros do passado”, pelas gerações vindouras, “e parar o tempo de irresponsabilidade”, alertou o ator.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não se conteve no aviso: “Para serem ouvidos e serem importantes no clima ou nos oceanos, devem lutar e vencer em vosso nome”, pedindo mesmo para que os jovens “não confiem demasiado nos governantes”, apesar de algumas excepções.
Um dos momentos altos do programa do evento foi o Innovathon, uma maratona tecnológica de 24 horas na qual os jovens foram desafiados a desenvolver ideias para resolver problemas relacionados com os oceanos. Ao longo dos próximos 12 meses, algumas das ideias serão acompanhadas por mentores para que seja possível a sua implementação.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.