Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
Versáteis e bons para a saúde, os iogurtes estão entre os produtos lácteos preferidos dos portugueses, sobretudo dos mais jovens. No entanto, estes produtos apresentam ainda muitos desafios no que diz respeito à reciclagem das suas embalagens.
Para encontrar soluções para este desafio, a MC lançou o projeto-piloto Ecospot, que conta com o apoio de vários agrupamentos de escolas, para já, na área do Grande Porto. A ideia é promover a recolha seletiva das embalagens de plástico de iogurtes e similares de sobremesas, através das lojas Continente, Modelo e Bom Dia.
O processo é simples: basta entregar os copos de plástico dos iogurtes (sólidos, tradicionais), higienizados e sem restos de alimentos, em uma das 11 lojas selecionadas (lista abaixo), entre os dias 29 de abril a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o projeto terminava em julho, mas a adesão levou a campanha a ser alargada.
Para incentivar a entrega destes materiais, as lojas associadas vão doar três euros, por cada kg de plástico recolhido, aos seus agrupamentos de escolas locais. A 30 de novembro, no final da campanha, serão reveladas as quantidades totais de plástico recolhido.
Depois de recolhidos, todos os copos de iogurte serão encaminhados para a Lipor e de seguida para a Intraplás, empresa que vai testar o processo de reciclagem destas embalagens, avaliando a qualidade e quantidade de matéria-prima reciclada, assim como a exequibilidade da incorporação em novas embalagens e produtos.
Lojas Continente:
Lojas Modelo:
Lojas Bom Dia:
Por isso, apela aos teus colegas e família que reúnam o maior número de copos de iogurte possível, durante os próximos três meses.
Dependendo da quantidade de material entregue no Ecospot, os agrupamentos de escolas envolvidos podem ganhar desde 200 euros (valor mínimo, pela participação) até um máximo de 1500 euros, sendo que os donativos serão entregues durante o próximo ano letivo (2024/2025).
Este projeto inovador é financiado pela Sociedade Ponto Verde e conta também com o apoio do PIEP (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho) e da Tomra, para além da empresa já referida encarregue do processo de reciclagem, a Intraplás.
Antes de depositar as embalagens no Ecospot, no caso específico desta recolha, é importante higienizá-las para que os restos de iogurte não contaminem o material nem comprometam o processo. No entanto, é importante também não esquecer de fazê-lo de forma sustentável:
Os copos que servem de embalagem à maioria dos iogurtes e algumas sobremesas são produzidos sobretudo com os plásticos Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS).
Estes tipos de plástico são essenciais para preservar as características organolépticas e conservar os produtos de forma a que o iogurte se mantenha no seu melhor estado para consumo, o máximo de tempo possível.
Não obstante, a reciclagem dos mesmos enfrenta atualmente várias problemáticas que limitam a eficácia do processo, nomeadamente:
Desta forma, a iniciativa Ecospot representa mais um esforço da MC para promover a reciclagem e trazer soluções de embalamento mais sustentáveis para o planeta.
Recorde-se que a casa-mãe das lojas Continente tornou-se o primeiro retalhista português a subscrever o “New Plastics Economy Global Commitment” no ano 2019, um pacto que antecipa em cinco anos a ambição europeia de tornar 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
Sob este desígnio, em 2023 o compromisso e desempenho da MC para um uso responsável dos plásticos foi novamente destacado, no âmbito do The Global Commitment Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation, com uma performance que coloca a MC entre os melhores retalhistas a nível global. Este relatório avalia o progresso de mais de 1 000 organizações, unidas em torno de uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos.
Também em 2023, a MC atingiu uma taxa de reciclabilidade de 86% das suas embalagens de plástico e uma redução de 34% das suas emissões próprias de gases com efeito de estufa, face a 2018.
Na MC acreditamos que um futuro sustentável não começa amanhã, começa hoje!
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura
AECM | Projeto Ecospot |Recolha de embalagens plásticas de iogurtes e sobremesas – AE Castelo da Maia diz:
[…] Ecospot: Várias escolas juntam-se à MC para promover reciclagem de copos de iogurte e ainda ganham… […]