Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Plástico Responsável Continente assinala simbolicamente mais um ciclo.
Desde 1970 que o Dia da Terra é assinalado mundialmente a 22 de abril, como um dia de alerta para a importância de preservar o Planeta e os recursos naturais. É uma data simbólica para reafirmar este compromisso comum com o Ambiente e com a sustentabilidade e que se pode manifestar de várias formas. Para o Continente, lançar o projeto Plástico Responsável neste dia fez todo o sentido: já passaram três anos e o tema continua atual, com uma plataforma cada vez mais completa com informação útil e boas práticas sobre a utilização responsável do plástico. De uma forma mais alargada, é também uma manifestação do compromisso comum de cuidar do Planeta.
No ano que corre, o desafio global do Dia da Terra assume contornos de provocação direta aos tomadores de decisão. É possível “investir no planeta” (o tema de 2022) sem que para tal sejam necessárias competências propriamente empresariais ou políticas. No entanto, parece uma clara mensagem para repensarmos a forma como se tomam medidas relacionadas com o ambiente em contexto empresarial e político.
O desenvolvimento sustentável é, por isso, garante fundamental do futuro – pelo menos com a qualidade de vida e os recursos naturais desejáveis. O manifesto oficial diz que é “o momento de preservar e proteger a nossa saúde, as nossas famílias e os nossos meios de subsistência”, procurando “investir na defesa do planeta”.
No website dedicado à efeméride, lê-se que “precisamos agir (com ousadia), inovar (amplamente) e implementar (equitativamente)” mudanças efetivas. “Uma parceria para o planeta” entre empresas, governos e cidadãos – porque somos todos responsáveis pela crise climática que está a matar o planeta Terra.
Apesar de o “tempo ser curto”, ainda há tempo para resolver esta crise, “tempo para escolher um futuro próspero e sustentável, e tempo para restaurar a natureza e construir um planeta saudável para os nossos filhos”, continua o manifesto.
Para quem se quiser envolver nas ações planeadas para este dia, é possível consultar um mapa com eventos um pouco por todo o mundo.
Para quem não acompanha o projeto, fica um desafio paralelo a este do Dia da Terra: explorar os conteúdos e pesquisar mais sobre algumas das iniciativas que vão sendo partilhadas na plataforma Plástico Responsável Continente. É possível também ter uma voz ativa e comentar os conteúdos, deixando sugestões. Através da iniciativa Fora da Caixa é possível até sugerir novas ideias para que as embalagens da marca Continente se tornem mais amigas do Ambiente.
No ano passado, a propósito desta data e em parceria com o jornal Público, foi promovido um webinar sobre a utilização responsável do plástico para um futuro melhor. A conversa/debate contou com a participação de Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos, de Susana Fonseca da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável e de Pedro Lago, da MC com moderação de David Pontes, diretor adjunto do Público. Vale a pena rever. Em 2019, um ano após o lançamento do Plástico Responsável Continente, foi publicada uma contextualização do compromisso com alguns números alcançados com a redução e eliminação do plástico virgem nas embalagens Continente.
Para breve, novos conteúdos e novos desafios num “investimento” pela informação para que este compromisso comum, de cuidar do planeta, se reflita num futuro mais sustentável para todos.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura