Dia da Terra 2022: Investir no nosso Planeta

Plástico Responsável Continente assinala simbolicamente mais um ciclo.
World Earth Day

Partilhar

Desde 1970 que o Dia da Terra é assinalado mundialmente a 22 de abril, como um dia de alerta para a importância de preservar o Planeta e os recursos naturais. É uma data simbólica para reafirmar este compromisso comum com o Ambiente e com a sustentabilidade e que se pode manifestar de várias formas. Para o Continente, lançar o projeto Plástico Responsável neste dia fez todo o sentido: já passaram três anos e o tema continua atual, com uma plataforma cada vez mais completa com informação útil e boas práticas sobre a utilização responsável do plástico. De uma forma mais alargada, é também uma manifestação do compromisso comum de cuidar do Planeta. 

2022: investir no Planeta

No ano que corre, o desafio global do Dia da Terra assume contornos de provocação direta aos tomadores de decisão. É possível “investir no planeta” (o tema de 2022) sem que para tal sejam necessárias competências propriamente empresariais ou políticas. No entanto, parece uma clara mensagem para repensarmos a forma como se tomam medidas relacionadas com o ambiente em contexto empresarial e político. 

O desenvolvimento sustentável é, por isso, garante fundamental do futuro – pelo menos com a qualidade de vida e os recursos naturais desejáveis. O manifesto oficial diz que é “o momento de preservar e proteger a nossa saúde, as nossas famílias e os nossos meios de subsistência”, procurando “investir na defesa do planeta”.

“Um futuro verde é um futuro próspero”

No website dedicado à efeméride, lê-se que “precisamos agir (com ousadia), inovar (amplamente) e implementar (equitativamente)” mudanças efetivas. “Uma parceria para o planeta” entre empresas, governos e cidadãos – porque somos todos responsáveis pela crise climática que está a matar o planeta Terra. 

Apesar de o “tempo ser curto”, ainda há tempo para resolver esta crise, “tempo para escolher um futuro próspero e sustentável, e tempo para restaurar a natureza e construir um planeta saudável para os nossos filhos”, continua o manifesto. 

Para quem se quiser envolver nas ações planeadas para este dia, é possível consultar um mapa com eventos um pouco por todo o mundo. 

Plástico Responsável Continente: um compromisso comum, um trabalho contínuo 

Para quem não acompanha o projeto, fica um desafio paralelo a este do Dia da Terra: explorar os conteúdos e pesquisar mais sobre algumas das iniciativas que vão sendo partilhadas na plataforma Plástico Responsável Continente. É possível também ter uma voz ativa e comentar os conteúdos, deixando sugestões. Através da iniciativa Fora da Caixa é possível até sugerir novas ideias para que as embalagens da marca Continente se tornem mais amigas do Ambiente. 

No ano passado, a propósito desta data e em parceria com o jornal Público, foi promovido um webinar sobre a utilização responsável do plástico para um futuro melhor. A conversa/debate contou com a participação de Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos, de Susana Fonseca da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável e de Pedro Lago, da MC com moderação de David Pontes, diretor adjunto do Público. Vale a pena rever. Em 2019, um ano após o lançamento do Plástico Responsável Continente, foi publicada uma contextualização do compromisso com alguns números alcançados com a redução e eliminação do plástico virgem nas embalagens Continente.  

Recorde o webinar “Plástico: utilização responsável para um futuro melhor” organizado em parceria com o jornal Público.

Para breve, novos conteúdos e novos desafios num “investimento” pela informação para que este compromisso comum, de cuidar do planeta, se reflita num futuro mais sustentável para todos. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest