Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar
Em 2023, Portugal passou a celebrar oficialmente o Dia Nacional da Sustentabilidade a 25 de setembro. A data simboliza o dia em que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2015. Estes objetivos inserem-se na Agenda 2030, que tem 5 pilares: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias.
Ambos, a Agenda 2030 e os 17 ODS, são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”, como explica a ONU.
Sendo assim, que trabalho tem feito Portugal para alcançar estes objetivos?
Divulgada em junho de 2024, a 9ª edição do Relatório de Desenvolvimento Sustentável revelou que nenhum dos 17 objetivos está no caminho para ser alcançado até 2030, a nível global.
Por sua vez, Portugal já conseguiu atingir um dos objetivos, o número 1: erradicação da pobreza. Neste momento, o nosso país ocupa a 16ª posição, entre 167 países, no que diz respeito ao cumprimento dos ODS, sendo que, na edição anterior, Portugal estava na 20ª posição.
Além de ter alcançado o ODS 1, o país destaca-se pelos avanços em outras três áreas, nomeadamente igualdade de género (ODS 5), energias renováveis e acessíveis (ODS 7), e cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).
Em contrapartida, segundo o Relatório Voluntário Nacional 2023, elaborado pelo governo português, o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) é o que apresenta pior desempenho, com 38% das metas com uma evolução em sentido contrário ao desejável, face a 2015.
Alguns dos projetos adotados nos últimos anos que permitiram Portugal alcançar estes resultados:
A missão de alcançar os 17 ODS representa um esforço comum e todos podemos fazer parte dela, através de informação e adoção de hábitos individuais para conseguirmos enquanto coletivamente alcançar por exemplo a correta separação do lixo, combater o desperdício alimentar ou assumir escolhas mais conscientes que ajudem a melhorar a saúde pública. Há também projetos que apelam ao envolvimento da comunidade, como a limpeza de praias.
Todos podemos fazer a diferença!
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura