Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
O #plasticfreejuly já chegou a 250 milhões de pessoas.
O #plasticfreejuly já chegou a 250 milhões de pessoas.
Dez anos de uma iniciativa que incentiva pessoas de todo o mundo a olharem à sua volta e tentarem reduzir o plástico descartável. Idealmente, pelo menos durante o desafio de um mês, o plano que se propõe é recusar tudo o que não seja reutilizável.
A campanha começou por iniciativa da australiana Rebecca Prince-Ruiz e de uma pequena equipa local, mas rapidamente transformou-se numa iniciativa de alcance global. Segundo a organização, agora constituída fundação, já são cerca de 250 milhões as pessoas envolvidas desde a primeira edição, em 2011 – e muitas acabam mesmo por prolongar o desafio para além de julho.
Dicas para quem vai participar no desafio pela primeira vez
Através de pequenas ações diárias, é possível evitar o plástico de uso único e, quiçá, criar hábitos duradouros que minimizem a pegada ecológica. E tudo começa nas compras, se planearmos a ida ao supermercado e escolhermos bem as melhores alternativas. Optar por produtos a granel e não comprar garrafas de água de plástico descartável, por exemplo, são algumas dicas simples. Na página oficial do Plastic Free July há várias ideias de como reduzir o desperdício e se envolver na iniciativa, histórias inspiradoras de pessoas que fizeram pequenas (grandes) mudanças nas suas vidas e alguns recursos multimédia para se informar melhor, como este vídeo:
O grande propósito da Plastic Free Foundation é promover mudanças positivas que contribuam para um futuro sem resíduos de plástico. Saiba mais e participe no desafio #plasticfreejuly nas redes sociais. Também pode partilhar algumas imagens com a hashtag #p3_antiplastico do Público.
Um movimento que já uniu milhões de pessoas de 177 países diferentes por uma causa que é de todos, torna-se ainda mais importante este ano, já que devido à pandemia de covid-19 houve alguns recuos na proibição de certos descartáveis, sendo importante refletir sobre a questão das máscaras descartáveis, já que há cada vez mais alternativas reutilizáveis.
[Pequeno “resumo” da SIC sobre o desafio e a questão das máscaras por Susana Fonseca, da Associação Ambientalista ZERO.]
Também no âmbito deste movimento global surgiu uma iniciativa nacional promovida por cinco jovens, o “Simplesmente Desplastifica”. Durante o mês de julho serão lançados desafios através do Facebook e do Instagram. Todas as semanas há um tema definido, da higiene à alimentação. Para seguir aqui.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura