Depósito de garrafas de plástico: esclareça todas as dúvidas

[Vídeo] Conheça o processo, desde a devolução da embalagem até à reciclagem.
“Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”

Partilhar

Primeira questão a esclarecer: neste momento, existem dois grandes projetos-piloto para implementação do depósito de garrafas de plástico em Portugal. “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” partilham os mesmos objetivos e o Continente integra ambos. 

Incentivar a devolução de garrafas

O principal propósito destes projetos é incentivar e premiar a devolução de “embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem” e incorporar o material reciclado na produção de novas embalagens, promovendo a economia circular. No entanto, desde que foram instaladas máquinas para o efeito (apenas em algumas superfícies comerciais espalhadas pelo país), são muitas as dúvidas. Mesmo no Plástico Responsável Continente, nos conteúdos publicados sobre as iniciativas, surgem constantemente comentários com questões sobre a devolução e respetivas recompensas. 

Apesar de ambos os projetos terem passado por diferentes fases, para testar o que melhor resulta, o consórcio liderado pela APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que integra também a APIAM e a PROBEB, acabou de lançar uma campanha de sensibilização para esclarecer o público sobre todo o processo e motivar o depósito de garrafas de plástico. 

A apresentadora Cláudia Borges e o filho Rodrigo são os protagonistas do vídeo que mostra todo o processo, desde a devolução da garrafa à sua transformação após a reciclagem. 

Até ao final de junho, a recompensa pelo depósito de embalagens é feita através de um sistema de pontos – à medida que se acumulam, é possível trocá-los por prémios. Todos os pormenores e recompensas nos websites www.dovelhosefaznovo.pt e www.bebidascirculares.pt.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest