Continente REduz, REutiliza, REcupera, REcicla, REaproveita e REpensa

Novos sacos reutilizáveis comunicam política ambiental da marca.

O Continente acaba de lançar uma nova coleção de sacos reutilizáveis, com mais formatos, novas mensagens e padrões, que incentivam os consumidores a adotarem comportamentos mais sustentáveis ao mesmo tempo que comunicam a política ambiental da marca.

Com exemplos inspirados nos R’s da sustentabilidade (reciclar, reduzir e reutilizar, por exemplo), estes novos sacos são mais uma iniciativa visível da marca para incutir hábitos de consumo mais sustentáveis e aumentar, assim, as taxas de reciclabilidade. No âmbito da sua Estratégia para o Plástico, o Continente já atingiu uma poupança anual de mais de 4,2 mil toneladas de plástico virgem, substituindo-o por plástico reciclado e eliminando o plástico desnecessário.

Nas novidades de formatos, destacam-se um saco isotérmico com fecho, para conservar produtos frescos e congelados (nas compras ou noutras ocasiões), um saco de ráfia pequeno e um saco de ráfia com divisórias para garrafas. Estão também previstos, durante os próximos meses, alguns modelos extra de sacos solidários em que metade do valor irá reverter para instituições como os Bombeiros Voluntários, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Animalife.

A plataforma Plástico Responsável reflete o compromisso que o Continente assumiu para antecipar para 2025 as metas pela União Europeia para 2030 – reduzir ou eliminar, quando possível, o plástico de origem fóssil nos produtos de marca própria e assegurar que todas as embalagens serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. No entanto, há muito que a Sonae MC, da qual o Continente faz parte, tem vindo a trabalhar na redução de materiais descartáveis ou desnecessários.

Alguns números dos últimos 10 anos
2010: Substituição do tipo de filme utlizado nos entrepostos Sonae MC = redução de 150 toneladas de plástico
2014: Eliminação dos sacos isotérmicos oferecidos aos clientes = redução de 220 toneladas de plástico
2016: Eliminação dos sacos de plástico da área da padaria = redução de 231 toneladas de plástico
2017: Implementação em todas as lojas da Sonae MC o filme pré estirado em substituição do filme estirável = redução de 130 toneladas de plástico
2018: Fim dos sacos oferta Continente Online = redução de 73 toneladas de plástico

Para Vitor Martins, diretor de Ambiente, a Sonae MC tem “a responsabilidade de dar o exemplo e de incentivar a cidadania e as boas práticas ambientais”, e considera que o microsite Plástico Responsável é “um exemplo inequívoco” desse posicionamento, dessa missão. Reforçando esse propósito, “a utilização dos sacos de compras, em que contamos o que temos feito e damos alguns exemplos do que o cliente pode fazer, se constituirá também num meio eficiente de diálogo com os consumidores.”