Dúvidas sobre datas de validade dos alimentos? A APED ajuda
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
O movimento Plastic Free July desafia a recusar o plástico descartável durante um mês. Será que conseguimos?
Há 11 anos, quando criou a campanha de sensibilização ambiental Plastic Free July, a australiana Rebecca Prince-Ruiz contava apenas com uma equipa local para promover o desafio de evitar o plástico descartável durante um mês. O início humilde, em 2011, deu lugar a uma fundação de alcance global cuja visão é a de um planeta livre de plástico e que mantém como iniciativa-base o desafio que lhe deu origem. Não estamos em julho mas acaba por ser indiferente o início da jornada: importante mesmo é o fim. Aceita o desafio?
Em 2020, o Plástico Responsável publicou um artigo sobre a iniciativa que referia, segundo dados da organização, que seriam cerca de 250 milhões as pessoas que já teriam participado desde a primeira edição do Plastic Free July. Em 2021, os dados oficiais contabilizaram mais de 300 milhões de pessoas, de 177 países, envolvidas neste desafio.
Para participar, basta preencher um formulário no website dedicado ao movimento para passar a receber e-mails semanais com dicas para evitar o plástico, histórias de outros participantes e notícias.
Na última década, tornou-se cada vez mais evidente a consciencialização sobre a pegada ecológica de usar plástico descartável, com governos, indústria e consumidores a reduzirem, reutilizarem e recusarem o plástico desnecessário. No entanto, há que pensar no alcance deste desafio: enquanto iniciativa global, se nos países da Comunidade Europeia são já obrigatórias as alternativas em supermercados, por exemplo, a realidade é bem diferente na Ásia e em África. A ideia principal do Plastic Free July é que cada um, no seu dia-a-dia, mudando pequenos hábitos, pode – juntamente com milhões de pessoas em todo o mundo – contribuir para uma mudança efetiva. E mais: prolongar o desafio por mais meses e de forma a integrar a rotina.
O website está cheio de ideias para aplicar em casa, no trabalho, na escola e em eventos, por exemplo. Partilhamos algumas dicas:
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
O projeto “caçadores de nevoeiro” é um exemplo no que diz respeito ao combate à seca e restauração da biodiversidade, de forma natural
Embora em Portugal a água da torneira seja segura na maioria do território, há quem não goste de beber água da torneira, devido ao sabor ou medo de contaminação. Nesses casos, conheça alguns métodos