Conheça as 10 ideias finalistas do Fora da Caixa

Continente compromete-se a implementar sugestões de clientes. 
10 ideias finalistas do Fora da Caixa

Partilhar

Com o propósito de auscultar os clientes sobre possíveis melhorias para as embalagens de marca própria, o Continente lançou a plataforma online Fora da Caixa para que exista um espaço de diálogo entre todos. Apesar de o mural de ideias estar permanentemente aberto a novas sugestões, foi promovido um passatempo para “inaugurar” a iniciativa e, em apenas um mês, foram mais de 700 as ideias partilhadas. Das das 10 melhores, selecionadas por um júri Continente em parceria com a Sociedade Ponto Verde, uma será efetivamente posta em prática. Nesta fase, é dada a possibilidade ao público de votar na ideia preferida. 

Conheça, em primeira mão, o Top 10 Fora da Caixa – e, no final do dia 14, vote na sua preferida. Até 28 de fevereiro, a ideia com mais votos será a escolhida para implementação. 

Top 10 Fora da Caixa

A seleção das ideias foi feita de acordo com os critérios previamente anunciados no regulamento e tendo em conta a exequibilidade das mesmas. 

As ideias selecionadas são:

Participação 8 – Embalagens de papel reciclado

Isabel Sousa: Produtos como: arroz, massa, aveia e cereais podem ser embalados apenas com uma embalagem de papel (reciclado e reciclável) à semelhança das atuais embalagens de açúcar e farinha

Participação 135 – Apenas produtos concentrados

Rodrigo Sousa: Introduzir marca continente detergentes (WC, cozinha, madeira, loiças e roupa) apenas em formato concentrado. Instruções claras qual a dose a misturar. Isto permite ter embalagens bastante mais pequenas. Poupa-se no transporte, no plástico utilizado, espaço ocupado em armazém e loja ente outros. 

Participação 222 – Cotonetes

Inês Caetano: Não compreendo os paus dos cotonetes não serem de plástico, mas a embalagem que os contém sim. 

Participação 432 – Recompensa de desempenho ambiental

Elisabete Chainho: Esta ação consiste em premiar com descontos os clientes com consciência ambiental, motivando a hábitos de economia circular e reutilização de embalagens e identificação de rótulos ambientais. Na loja seriam afixadas as ações premiadas como “bom comportamento ambiental” para o cliente conhecer os materiais mais sustentáveis, as vantagens de comprar nacional ou com rótulos ambientais e de levar o seu próprio recipiente e saco.

Participação 230 – Acabar com frutas e legumes em pequenas quantidades embalados: papel de seda

Inês Sousa: Acabar com frutas e legumes embalados. Frequentemente encontramos frescos em pouca quantidade embalados e envolvidos em plástico, quando não necessitam. Basta embrulhar em papel seda, selar com o autocolante e colocar no saco de rede ou carrinho! É uma alternativa ao plástico e pode ser reciclado e reutilizado.

Participação 19 – Impressão nos pacotes e evitar embalagem de cartão

Helena Gameiro: Produtos como gelatinas, pudins, etc. poderiam ser vendidos sem a caixa de cartão. Já existem produtos comercializados dessa forma, deveriam alargar a ideia (como as sopas instantâneas, por exemplo).

Participação 22 – Embalagens originais e 100% reutilizáveis

Ana Rita Cunha: Adotar imagens abstratas relacionadas com o possível consumidor de cada produto (por ex. grafites) e adaptar a uma embalagem que o próprio irá reutilizar no dia-a-dia como um adorno pessoal.

Participação 37 – A Granel

Mafalda Gomes: Zona de cereais e frutos secos a granel (possibilidade de extender a outros produtos secos como massas por exemplo). Sacos de papel, pano, ou as pessoas trazerem o seu saco de casa.

Participação 403 – Menos sacos plástico nas entregas

Andreia Silva: Hoje em dia são enviados muitos sacos de plástico para as entregas ao domicílio, quando as compras são feitas pelo continente online. As compras deveriam ser entregues em caixas de cartão reutilizáveis, ou plástico, onde o cliente fica com uma caixa em casa e a cada nova entrega devolve a caixa que ficou da entrega anterior. O cliente poderá escolher se quer receber em caixa ou em sacos por exemplo. Mesmo que se pague um valor pela caixa uma vez.

Participação 716 – Escovas de dentes com menos desperdício

5ºF EB 2,3 Marquesa de Alorna: Fabricar uma escova de dentes (manual) cujos cabo é reutilizável, mas a cabeça é amovível. Para tal, a escova teria de ter um sistema de encaixe, para ser fácil de trocar a cabeça, sem prejudicar a eficiência da mesma ao escovar os dentes. 5ºF, E.B. 2,3 Marquesa de Alorna – sugestão dos alunos via projeto Academia Moov Liberdade.

O Continente agradece a participação de todos. Pontualmente serão promovidos outros passatempos, mas o Fora da Caixa é um projeto colaborativo, não deixe de participar no mural de ideias. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest