Conferência gratuita sobre o futuro da devolução de embalagens de bebidas 

17 de maio na Nova SBE, promoção conjunta com a Cascais Ambiente.
Conferência iREC - O futuro das embalagens de bebidas no Sistema de Depósito com Retorno

Partilhar

Apesar de o Sistema de Depósito com Retorno (SDR) ainda não ter data de entrada em vigor, é sabido que será obrigatório. Para testar diferentes modelos de funcionamento, estão a decorrer alguns projetos-piloto, com a colaboração do Continente, como o “Quando do Velho se Faz Novo” e o “Bebidas+Circulares”. O primeiro sistema a ser testado foi o iREC – Inovar na reciclagem, em Cascais, desenvolvido em conjunto com a Nova SBE e que está agora a terminar. Para apresentar o balanço e promover a reflexão e discussão sobre o tema, acontece a 17 de maio uma conferência internacional, gratuita, de inscrição obrigatória através deste link

iREC – O futuro das embalagens de bebidas no Sistema de Depósito com Retorno

“Esta conferência tem como mote o projeto-piloto de Cascais, e visa partilhar os conhecimentos adquiridos com municípios, retalhistas e produtores de embalagens nacionais e imaginar os diversos cenários possíveis uma vez que a portaria entre em vigor, contando com mesas redondas para a discussão de temas como o impacto do SDR na cadeia de valor das embalagens, a necessidade da criação de uma entidade gestora e apresentar exemplos de países europeus onde o SDR já está estabelecido.”

Consulte o programa aqui.

iREC – Inovar a reciclagem é um projeto-piloto de devolução de embalagens de bebidas (plástico, vidro e alumínio) em 15 Reverse Vending Machines (RVM) nos maiores supermercados do concelho – incluindo lojas Modelo Continente – onde, desde janeiro de 2021, os utilizadores depositam as suas embalagens de bebidas e ganham prémios e/ou experiências mediante o seu registo na aplicação CityPoints Cascais. Promover a mudança de comportamentos e a economia circular foi o âmbito deste projeto piloto cofinanciado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática. 

Num ano, foram recolhidas mais de um milhão de embalagens de bebidas e 70 toneladas.

iREC - O futuro das embalagens de bebidas no Sistema de Depósito com Retorno

Artigos recentes

“Um dia para mudar os próximos”

Lisboa acolheu a National Geographic Summit 2022 para refletir sobre o “planeta possível”, com base na coexistência sustentável entre humanos e natureza.

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest