Uma imagem, uma frase forte. Há campanhas publicitárias que são verdadeiras obras de arte pela forma como conseguem apelar às emoções. Sobre o problema do lixo plástico, a abordagem das agências de publicidade tem sido agressiva. Ou melhor, a abordagem tem sido realista, logo, chocante: o objetivo? Mudar comportamentos.
Há campanhas que vale a pena
conhecer ou recordar, por isso fizemos um apanhado de algumas das mais
criativas e impactantes. Para pensar.
“You eat what they eat” (“Tu comes o que eles comem”)
Campanha criada pela Ogilvy Alemanha para a Sea Shepherd Conservation Society, uma organização sem fins lucrativos criada por um dos fundadores da Greenpeace e que atua essencialmente na conservação marinha. As imagens transmitem bem a mensagem: “o lixo plástico está a inundar os nossos oceanos” e, consequentemente, estamos a comer o que as espécies comem… plástico.
“Rise
above Plastics” (“Suba acima dos plásticos”)
Com uma missão semelhante à da Sea Shepherd Conservation Society, a Surfrider Federation dedica-se à protecção dos oceanos e da costa, conta com uma rede mundial de parceiros e promove ações globais. Nesta campanha, criada pela agência americana Pollinate, as imagens provocadoras e o slogan simples trazem, no seu conjunto, o problema do lixo de plástico para a cadeia alimentar e fazem-nos refletir sobre as consequências diretas da ingestão de plástico por parte dos animais e de microplásticos pelos humanos:
Corais
de plástico: o apelo da WWF em 2011
Pela mesma altura, em 2011, a WWF (criatividade BBDO) lembrava que 70% do plástico vai parar aos oceanos:
“Devias ter vergonha!”
Uma abordagem recente e diferente sobre o plástico de uso único: o supermercado canadiano East West Market sugere que os clientes “deviam sentir vergonha” quando utilizam os sacos de plástico disponíveis nas caixas. Para os relembrar que devem reutilizar, a marca personalizou os sacos de plástico com frases algo embaraçosas que sugerem, por exemplo, que no interior o cliente leva pornografia ou medicamentos para o trato intestinal. Um bocadinho rebuscado mas com alguma criatividade:
O mote? Evite a vergonha. Traga um saco reutilizável.
#BeatPlasticPollution
(“Combate a poluição plástica”)
Para assinalar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), a Environmentalist Foundation of India com a ajuda da agência TinyTall criaram uma campanha de sensibilização sobre o impacto do lixo de plástico nas espécies marinhas. Através de imagens fortes, a campanha transmite bem o seu propósito:
“Don’t Suck the Life
From Our Oceans” (“Não sugues a vida dos nossos oceanos”)
Criatividade da agência Rethink para a Greenpeace Canadá.
Realidade do que está a acontecer à vida marinha: a ser sugada pelo lixo de
plástico que se acumula nos oceanos.
“Mito: mantém fresco. Realidade: sufoca”
A
revista Economic Review do Omã “envolve” o planeta em plástico e usa a ideia de
realidade e mito do plástico. Parece radical mas é complementada com o apelo ao
uso responsável dos sacos de plástico.
“Os sacos de plástico
matam”
GAIA, sigla de Global Action in the Interest of Animals, é uma associação belga de proteção dos animais. Para promoverem o uso responsável dos sacos de plástico, distribuíram sacos que “incorporavam” o conceito na imagem e texto impressos, mostrando como os sacos de plástico que vão parar aos oceanos matam, efetivamente, os animais:
Mais do que informação sobre o uso responsável do plástico,
há cada vez mais alternativas. Cabe a cada um de nós fazer as escolhas mais
sustentáveis para o futuro do planeta.
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