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Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Campanhas de choque ou realidade chocante?

Uma imagem, uma frase forte. Há campanhas publicitárias que são verdadeiras obras de arte pela forma como conseguem apelar às emoções. Sobre o problema do lixo plástico, a abordagem das agências de publicidade tem sido agressiva. Ou melhor, a abordagem tem sido realista, logo, chocante: o objetivo? Mudar comportamentos.

Há campanhas que vale a pena conhecer ou recordar, por isso fizemos um apanhado de algumas das mais criativas e impactantes. Para pensar.  

“You eat what they eat” (“Tu comes o que eles comem”)

Campanha criada pela Ogilvy Alemanha para a Sea Shepherd Conservation Society, uma organização sem fins lucrativos criada por um dos fundadores da Greenpeace e que atua essencialmente na conservação marinha. As imagens transmitem bem a mensagem: “o lixo plástico está a inundar os nossos oceanos” e, consequentemente, estamos a comer o que as espécies comem… plástico.

“Rise above Plastics” (“Suba acima dos plásticos”)

Com uma missão semelhante à da Sea Shepherd Conservation Society, a Surfrider Federation dedica-se à protecção dos oceanos e da costa, conta com uma rede mundial de parceiros e promove ações globais. Nesta campanha, criada pela agência americana Pollinate, as imagens provocadoras e o slogan simples trazem, no seu conjunto, o problema do lixo de plástico para a cadeia alimentar e fazem-nos refletir sobre as consequências diretas da ingestão de plástico por parte dos animais e de microplásticos pelos humanos:

Curiosamente, esta campanha data de 2012 e continua a ser um exemplo de comunicação eficaz do tema.

Corais de plástico: o apelo da WWF em 2011

Pela mesma altura, em 2011, a WWF (criatividade BBDO) lembrava que 70% do plástico vai parar aos oceanos:

“Devias ter vergonha!”

Uma abordagem recente e diferente sobre o plástico de uso único: o supermercado canadiano East West Market sugere que os clientes “deviam sentir vergonha” quando utilizam os sacos de plástico disponíveis nas caixas. Para os relembrar que devem reutilizar, a marca personalizou os sacos de plástico com frases algo embaraçosas que sugerem, por exemplo, que no interior o cliente leva pornografia ou medicamentos para o trato intestinal. Um bocadinho rebuscado mas com alguma criatividade:

O mote? Evite a vergonha. Traga um saco reutilizável.  

#BeatPlasticPollution (“Combate a poluição plástica”)

Para assinalar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), a Environmentalist Foundation of India com a ajuda da agência TinyTall criaram uma campanha de sensibilização sobre o impacto do lixo de plástico nas espécies marinhas. Através de imagens fortes, a campanha transmite bem o seu propósito:

“Don’t Suck the Life From Our Oceans” (“Não sugues a vida dos nossos oceanos”)

Criatividade da agência Rethink para a Greenpeace Canadá. Realidade do que está a acontecer à vida marinha: a ser sugada pelo lixo de plástico que se acumula nos oceanos.

“Mito: mantém fresco. Realidade: sufoca”

A revista Economic Review do Omã “envolve” o planeta em plástico e usa a ideia de realidade e mito do plástico. Parece radical mas é complementada com o apelo ao uso responsável dos sacos de plástico.

“Os sacos de plástico matam”

GAIA, sigla de Global Action in the Interest of Animals, é uma associação belga de proteção dos animais. Para promoverem o uso responsável dos sacos de plástico, distribuíram sacos que “incorporavam” o conceito na imagem e texto impressos, mostrando como os sacos de plástico que vão parar aos oceanos matam, efetivamente, os animais:

Mais do que informação sobre o uso responsável do plástico, há cada vez mais alternativas. Cabe a cada um de nós fazer as escolhas mais sustentáveis para o futuro do planeta.