Caçar água do nevoeiro: sistema natural está a combater seca em Cabo Verde

O projeto “caçadores de nevoeiro” é um exemplo no que diz respeito ao combate à seca e restauração da biodiversidade, de forma natural

caçadores de nevoeiro

A Brava é a ilha de Cabo Verde que está situada mais a sul e tem lutado com a falta de água para manter os seus sistemas agrícolas. Recentemente, a associação ambiental Biflores implementou um sistema que permite tirar partido do nevoeiro abundante da ilha. para fazer frente à seca

Trata-se de um sistema natural, que não requer uso de energia, apenas condições climatéricas ideais: humidade e vento. Os resultados apresentam-se melhores do que os esperados inicialmente. 

O sistema é simples. Foram erguidos no alto da colina que se sobrepõe à ilha captadores de oito metros, feitos de rede de mosquiteiro, que retêm as gotículas dos nevoeiros e fazem escoar a água para reservatório. 

Carlos Bango, membro da associação Biflores, explica, em declarações à agência Lusa, que os painéis recolhem “entre 500 a 700 litros” por dia. “Ficávamos contentes com um bidão de água por dia, mas agora enchemos três bidões, todos os dias”, realçou.

Este projeto começou depois de três membros da associação ambientalista viajarem até às ilhas Canárias para aperfeiçoar a técnica de “caçar” nevoeiro. Uma vez regressados, a expectativa seria captar até 400 litros de água por dia, mas depois de ter instalado três captadores, a associação conseguiu quase o dobro do esperado. 

Devido ao sucesso do projeto, a Biflores está agora a mobilizar parcerias para instalar mais captadores e reservatórios de água, para abastecer a ilha. Os planos da associação passam por alimentar um sistema de rega gota-a-gota para restauração ecológica de áreas com árvores de fruto e forragens endémicas. 

“Vamos também remover espécies invasoras, que consomem muita água e que matam outras plantas endémicas”, acrescenta Carlos Bango. 

Além disso, a comunidade da Ilha Brava, com cerca de 5 600 habitantes, está “muito contente” por receber água para criação de gado, que será distribuída pela população, consoante “as necessidades de cada um”. 

Desta forma, o projeto caçadores de nevoeiro torna-se um exemplo no que diz respeito à restauração natural da biodiversidade, de forma inovadora. 

Artigos recentes

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
    Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
    © Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.