Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
O projeto de I&D e Inovação BETTER PLASTICS mobilizou 25 parceiros nacionais da ciência, tecnologia e mundo empresarial.
O projeto de Investigação e Desenvolvimento BETTER PLASTICS nasceu com a ambição de assegurar a sustentabilidade da nova cadeia de valor do setor dos plásticos em Portugal. Para tal, mobilizou distintas entidades portuguesas de áreas técnico-científicas e empresariais para, em conjunto, desenvolver novos materiais, produtos, processos, sistemas, tecnologias e serviços, que respondam aos desafios atuais e de futuro do setor, e assegurem a circularidade dos Plásticos em Portugal.
O projeto dividiu-se em várias linhas de trabalho, cada uma com os seus objetivos específicos, mas contribuindo para um propósito comum de sustentabilidade do setor.
Como utilizador final de novas embalagens, soluções e processos, a MC colaborou ativamente na definição de requisitos para os novos desenvolvimentos, acompanhando os mesmos em todas as suas etapas, e assegurando a sua validação final com peritos internos e com consumidores.
Especificamente, a MC colaborou nas linhas de desenvolvimento de uma nova garrafa de água reutilizável, com incorporação de plástico reciclado, e de uma nova embalagem para iogurte, em mono-material, com tampa acoplada e totalmente reciclável.
Os protótipos da nova garrafa e novo copo de iogurte foram testados num contexto pré-industrial pelos parceiros Logoplaste e Intraplás, respetivamente, para avaliar a exequibilidade técnica da sua produção futura em larga escala. O coordenador técnico-científico do projeto – PIEP: Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros -, garantiu a análise de ciclo de vida dos novos desenvolvimentos para entender os seus impactos ambientais.
A MC assegurou seguidamente a realização de estudos com consumidores no novo Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente do Continente, para avaliar a perceção destes novos produtos, bem como a compreensão de mensagens de sustentabilidade associadas.
Segundo Pedro Lago, diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular na MC, este projeto “é crucial para concebermos embalagens inovadoras e mais sustentáveis que nos permitam garantir um dos nossos compromissos mais importantes – termos 100% das embalagens das marcas próprias e exclusivas recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. E é crítica a colaboração neste projeto não apenas de toda a cadeia de valor dos plásticos mas também dos parceiros que nos garantem o melhor conhecimento técnico e científico existente à data, pois na verdade ainda não descobrimos todas as soluções de que necessitamos.”
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura