Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
O projeto de I&D e Inovação BETTER PLASTICS mobilizou 25 parceiros nacionais da ciência, tecnologia e mundo empresarial.
O projeto de Investigação e Desenvolvimento BETTER PLASTICS nasceu com a ambição de assegurar a sustentabilidade da nova cadeia de valor do setor dos plásticos em Portugal. Para tal, mobilizou distintas entidades portuguesas de áreas técnico-científicas e empresariais para, em conjunto, desenvolver novos materiais, produtos, processos, sistemas, tecnologias e serviços, que respondam aos desafios atuais e de futuro do setor, e assegurem a circularidade dos Plásticos em Portugal.
O projeto dividiu-se em várias linhas de trabalho, cada uma com os seus objetivos específicos, mas contribuindo para um propósito comum de sustentabilidade do setor.
Como utilizador final de novas embalagens, soluções e processos, a MC colaborou ativamente na definição de requisitos para os novos desenvolvimentos, acompanhando os mesmos em todas as suas etapas, e assegurando a sua validação final com peritos internos e com consumidores.
Especificamente, a MC colaborou nas linhas de desenvolvimento de uma nova garrafa de água reutilizável, com incorporação de plástico reciclado, e de uma nova embalagem para iogurte, em mono-material, com tampa acoplada e totalmente reciclável.
Os protótipos da nova garrafa e novo copo de iogurte foram testados num contexto pré-industrial pelos parceiros Logoplaste e Intraplás, respetivamente, para avaliar a exequibilidade técnica da sua produção futura em larga escala. O coordenador técnico-científico do projeto – PIEP: Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros -, garantiu a análise de ciclo de vida dos novos desenvolvimentos para entender os seus impactos ambientais.
A MC assegurou seguidamente a realização de estudos com consumidores no novo Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente do Continente, para avaliar a perceção destes novos produtos, bem como a compreensão de mensagens de sustentabilidade associadas.
Segundo Pedro Lago, diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular na MC, este projeto “é crucial para concebermos embalagens inovadoras e mais sustentáveis que nos permitam garantir um dos nossos compromissos mais importantes – termos 100% das embalagens das marcas próprias e exclusivas recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. E é crítica a colaboração neste projeto não apenas de toda a cadeia de valor dos plásticos mas também dos parceiros que nos garantem o melhor conhecimento técnico e científico existente à data, pois na verdade ainda não descobrimos todas as soluções de que necessitamos.”
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.