Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Se o plástico que descarta fosse parar ao oceano, até onde poderia “viajar”? Agora há um mapa interativo para perceber melhor o que acontece.
Se o plástico que descarta fosse parar ao oceano, até onde poderia “viajar”? Agora há um mapa interativo para perceber melhor o que acontece.
Se o Ocean Cleanup começou por ser o projeto de Boyan Slat para travar o plástico nos oceanos, hoje é uma fundação que conta com uma equipa de mais de 90 pessoas, entre engenheiros e cientistas. Evoluiu de uma ideia relativamente simples para instituição de referência no desenvolvimento de soluções para limpar a poluição dos oceanos e para intercetar o plástico que “desagua” nos mares. A novidade recentemente anunciada é um sistema de “tracking” (monitorização) do lixo que produzimos.
Chama-se Plastic Tracker e é um mapa interativo que permite prever a probabilidade de os nossos resíduos acabarem no oceano. A ideia da equipa do Ocean Cleanup é fazer que as pessoas tomem uma maior consciência do destino dos seus resíduos. Introduzindo uma localização, o cálculo prevê o possível percurso dos resíduos que eventualmente fossem parar ao mar. Independentemente de as características de cada tipo de plástico influenciarem a “viagem” que poderia fazer, esta ferramenta interativa mostra-nos o porquê, por exemplo, de os resíduos se acumularem em determinadas zonas do oceano Pacífico devido às correntes marítimas.
Alguma notas sobre o Plastic Tracker (de acordo com a organização)
Para recordar
O sistema inovador do Ocean Cleanup, criado em 2013 por Boyan Slat (na altura com 18 anos), foi pensado para recolher resíduos no oceano com a ajuda das correntes marítimas. A estrutura, em forma de U, funciona como barreira para travar o lixo, salvaguardando que os peixes consigam facilmente libertar-se. O projeto valeu-lhe uma distinção das Nações Unidas em 2014. No entanto, só em 2018 foi possível operacionalizar a solução. Em 2020 o modelo foi aperfeiçoado e os resultados refletem isso mesmo, com a barreira a recolher resíduos de uma das ilhas de lixo do Pacífico. Um dos objetivos para o futuro é reforçar e ampliar o sistema para conseguir recolher pelo menos metade dos resíduos que flutua no Pacífico, cerca de 40 mil toneladas de plástico.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.