Afinal em que ecoponto se deitam os pacotes de leite?

Comunicado de imprensa 06/02/2020: instruções nas embalagens explicam reciclagem.
Pacotes de leite Continente reciclagem

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Os produtos da marca Continente vão passar a incluir um conjunto de instruções para ajudar os clientes a fazer a preparação e a separação das embalagens e aumentar a taxa de reciclagem em Portugal.

Na semana em que assinou o Pacto Português para os Plásticos, a insígnia da Sonae MC anuncia mais uma novidade nas suas embalagens de marcas próprias, que quer contribuir ativamente para aumentar as taxas de reciclabilidade em Portugal. O Continente, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde (SPV), está a colocar em todas as suas embalagens um conjunto de instruções que explicam como se deve reciclar cada produto, além da indicação do ecoponto a que cada embalagem se destina. Ou seja, comportamentos como espalmar as embalagens de leite ou escorrer as garrafas dos iogurtes líquidos (antes de colocar no contentor).

O Continente avança com esta medida tendo não só em vista a comunicação e sensibilização para a importância do ato de reciclagem, mas sobretudo incentivar cada consumidor a adotar comportamentos mais amigos do ambiente. Para Ana Alves, diretora de Marcas Próprias da Sonae MC, “ainda são mais as embalagens de plástico que vão parar a aterro do que as que vão para o ecoponto. Existem muitas dúvidas em relação ao processo da reciclagem e à separação dos vários componentes, e as embalagens são um meio privilegiado para esclarecer as questões que temos no exato momento em que estas surgem. Queremos ajudar os nossos clientes a reciclar mais e melhor e, por isso, somos uma vez mais pioneiros na comunicação de boas práticas nas nossas embalagens, tal como fizemos com a introdução do Semáforo Nutricional há mais de 10 anos.”

A marca assumiu publicamente, no ano passado, o compromisso de tornar todas as embalagens de produtos Continente recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025 e está, por isso, a trabalhar na eliminação dos plásticos considerados problemáticos, a aumentar os níveis de plástico reciclado incorporado e a garantir a reciclabilidade efetiva das suas embalagens. Com esta medida, quer garantir que, além de serem recicláveis, as suas embalagens são, efetivamente, recicladas. Estão agora a chegar às lojas os primeiros produtos com a nova iconografia e a marca prevê que, ao fim de dois anos, já os consiga encontrar em todas as embalagens das prateleiras.

Esta iconografia foi desenvolvida em parceria com a SPV. “Promover mais e melhor reciclagem é um dos grandes objetivos da SPV. Este projeto que temos vindo a desenvolver com a Sonae MC, vem, por um lado, conferir às embalagens um maior potencial de reciclabilidade e, por outro lado, tornar mais simples, percetível e clara ao consumidor toda a iconografia relacionada com a separação seletiva”, sublinha Ana Isabel Trigo Morais, CEO/Administradora Delegada da SPV.  “Este resultado foi conseguido através de um trabalho bastante completo, que passou não só pelo desenvolvimento de sinalética e de mensagens relativamente à separação na fase pós-consumo, mas também por uma abordagem de raiz na conceção e desenho das embalagens. Quando a embalagem passa a mensagem, ganhamos todos!”, explica Ana Isabel Trigo Morais.

Além da colaboração com a SPV, a iconografia foi alvo de estudos aprofundados junto dos consumidores, que foram convidados a desenhar estas instruções para várias tipologias de produtos do Continente. Desde a importância das cores à escolha de palavras simples e expressões claras, os consumidores ajudaram a definir a informação mais relevante sobre como se deve reciclar cada produto.

Para Ana Alves, “acelerar a transição para uma economia circular em plásticos só é possível com o envolvimento de todos – fornecedores, retalhistas e consumidores. Este ciclo começa com o desenho de embalagens recicláveis, cujos materiais podem ser reciclados e posteriormente incorporados em novas embalagens, e é essencial evitar o desperdício e garantir que o plástico não termina no meio ambiente. O consumidor é parte fundamental no processo garantindo que, depois de usadas, as embalagens têm o destino certo, que lhes permite ganhar uma nova vida”.

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