Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Missão Continente quer perceber o envolvimento dos portugueses com várias dimensões da sustentabilidade.
É a terceira vez que a Missão Continente desafia o ICS-ULisboa a perguntar aos portugueses o que pensam sobre a sustentabilidade, práticas de consumo e como adivinham o futuro do planeta. Dia 19 de outubro, são apresentados os resultados do III Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal.
O estudo dá continuidade aos dois inquéritos anteriores (2016 e 2019) e resulta de um questionário feito a uma amostra estatisticamente representativa dos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos. A partir dos resultados obtidos, é possível perceber melhor as alterações da sociedade e o impacto destas mudanças na sustentabilidade do planeta. Simultaneamente, promove-se o debate e é possível analisar o desenvolvimento sustentável numa ótica transversal, com especial foco na forma como se posicionam os portugueses perante a ideia de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável e até que ponto se sentem mobilizados para a causa.
Mariana Pereira Silva destaca a importância dos “novos caminhos” que os resultados deste inquérito podem apontar “sobre temas tão importantes como a ação ambiental, os hábitos de consumo, os estilos de vida e as dimensões do bem-estar”, bem como “expectativas sobre o futuro do país”.
Para o Continente, “enquanto retalhista líder”, é um dever “encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacto da atividade”, explicou a diretora de sustentabilidade da MC, “sensibilizando também fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes para a importância do seu contributo”.
A apresentação dos resultados do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade Missão Continente/ICS-ULisboa, que se realiza dia 19 de outubro, das 14h30 às 18h00, no auditório do ICS-ULisboa. O acesso é livre, mediante inscrição prévia. O ambientalista americano Chad Frischmann, cocriador do Project Drawdown e CEO da Regenerative Intelligence será um dos oradores que antecipará a apresentação dos resultados.
O evento conta também com uma mesa-redonda conduzida pelo jornalista Bento Rodrigues. De que forma a pandemia alterou o estilo de vida social, ecológico e económico dos consumidores e qual o impacto dessas alterações para a sustentabilidade do planeta é o mote para a conversa que contará com a participação de Mariana Pereira Silva, diretora de sustentabilidade da MC, Luísa Schmidt, investigadora do ICS-ULisboa e coordenadora do Inquérito, Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, Francisco Goiana da Silva, presidente do Health Parliament Portugal e Anna Masiello, MSc em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade e influenciadora Hero_to_0.
Link para inscrições e programa.
Resultados do I Inquérito Nacional de Sustentabilidade (2016)
Resultados do II Inquérito Nacional de Sustentabilidade (2019).
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura