A sustentabilidade preocupa-nos a sério?

Missão Continente quer perceber o envolvimento dos portugueses com várias dimensões da sustentabilidade.
III GISS

Partilhar

É a terceira vez que a Missão Continente desafia o ICS-ULisboa a perguntar aos portugueses o que pensam sobre a sustentabilidade, práticas de consumo e como adivinham o futuro do planeta. Dia 19 de outubro, são apresentados os resultados do III Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal.

O estudo dá continuidade aos dois inquéritos anteriores (2016 e 2019) e resulta de um questionário feito a uma amostra estatisticamente representativa dos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos. A partir dos resultados obtidos, é possível perceber melhor as alterações da sociedade e o impacto destas mudanças na sustentabilidade do planeta. Simultaneamente, promove-se o debate e é possível analisar o desenvolvimento sustentável numa ótica transversal, com especial foco na forma como se posicionam os portugueses perante a ideia de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável e até que ponto se sentem mobilizados para a causa.

Percepções do presente, novos caminhos para o futuro

Mariana Pereira Silva destaca a importância dos “novos caminhos” que os resultados deste inquérito podem apontar “sobre temas tão importantes como a ação ambiental, os hábitos de consumo, os estilos de vida e as dimensões do bem-estar”, bem como “expectativas sobre o futuro do país”.

Para o Continente, “enquanto retalhista líder”, é um dever “encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacto da atividade”, explicou a diretora de sustentabilidade da MC, “sensibilizando também fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes para a importância do seu contributo”.

Evento de apresentação dos resultados do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade

A apresentação dos resultados do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade Missão Continente/ICS-ULisboa, que se realiza dia 19 de outubro, das 14h30 às 18h00, no auditório do ICS-ULisboa. O acesso é livre, mediante inscrição prévia. O ambientalista americano Chad Frischmann, cocriador do Project Drawdown e CEO da Regenerative Intelligence será um dos oradores que antecipará a apresentação dos resultados.

O evento conta também com uma mesa-redonda conduzida pelo jornalista Bento Rodrigues. De que forma a pandemia alterou o estilo de vida social, ecológico e económico dos consumidores e qual o impacto dessas alterações para a sustentabilidade do planeta é o mote para a conversa que contará com a participação de Mariana Pereira Silva, diretora de sustentabilidade da MC, Luísa Schmidt, investigadora do ICS-ULisboa e coordenadora do Inquérito, Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, Francisco Goiana da Silva, presidente do Health Parliament Portugal e Anna Masiello, MSc em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade e influenciadora Hero_to_0.

Link para inscrições e programa. 

Assista online, em direto.

Resultados do I Inquérito Nacional de Sustentabilidade (2016)

Resultados do II Inquérito Nacional de Sustentabilidade (2019).

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest