Novas abordagens à poluição por plástico

Fundação Ellen MacArthur promove soluções para o problema.

Partilhar

Fundação Ellen MacArthur promove soluções para o problema.

Líder do movimento global para a economia circular, a Fundação Ellen MacArthur promove com regularidade uma série de iniciativas nesse âmbito. Online, a partilha de experiências entre parceiros de todo o mundo permite que as soluções propostas se tornem cada vez mais exequíveis. Durante o mês de março, o tema do plástico foi abordado em várias sessões públicas disponíveis agora nas diferentes plataformas da fundação. Neste artigo, resumimos algumas das principais ideias-base do projeto “Upstream Innovation – Guia de soluções para embalagens”, lançado em novembro de 2020.

“Upstream Innovation” – em que se traduz, afinal?

A questão não é a tradução literal – algo como “Inovação na origem” – mas antes perceber o conceito de upstream innovation. Repensar embalagens é prevenir resíduos, pensando desde a origem e para além da embalagem em si. Promover o diálogo entre designers de produto, marketeers e todos os profissionais envolvidos na gestão dos diferentes modelos de negócio é um desafio complexo, pelo que a Fundação Ellen MacArthur criou este projeto específico para reunir todas as informações úteis que possam contribuir para repensar as embalagens de forma mais sustentável.

Na página dedicada ao upstream innovation, é possível aceder a diversas ferramentas úteis bem como a exemplos inspiradores de empresas que adotaram medidas para que as embalagens dos seus produtos tenham cada vez menos plástico. Um guia para encontrar soluções e não para “falar sobre o estado global da poluição por plástico”, assim é a introdução das 100 páginas que compilam algumas dessas ideias.

Por favor, aceite as statistics, marketing cookies para poder ver este vídeo.
Vídeo explicativo do “Upstream Innovation – Guia de soluções para embalagens” (em inglês)

Quando substituir o plástico é a única solução

E se não é possível reduzir o plástico da embalagem? Nem reutilizá-lo ou reciclá-lo? Substituir o material pode ser a única solução sustentável para determinadas embalagens. Um dos exemplos utilizados na comunicação do upstream innovation já foi aplicado pelo Continente nos sacos da padaria. Até então, a janela de plástico que permitia ver o interior do saco de papel tornava-o não reciclável. A partir do momento em que essa janela foi substituída por um tipo de papel transparente, que permite igualmente visualizar o conteúdo, todo o saco pode ser reciclado sem que haja necessidade de separar os materiais.

Sobre soluções semelhantes, vale a pena acompanhar as conversas organizadas com diferentes parceiros da Fundação Ellen MacArthur sobre as inovações que têm promovido e implementado. As sessões estão disponíveis no canal do Youtube e os conteúdos são divulgados e partilhados na página do Facebook da fundação.

A Sonae MC  foi a primeira empresa de retalho em Portugal a assinar o Global Commitment da Fundação Ellen MacArthur e é um dos membros efetivos do Pacto Português para os Plásticos, pertencente à rede internacional de Pactos dos Plásticos. Em 2020, destacou-se no Relatório Anual da Fundação com um dos melhores resultados do mundo entre os signatários do compromisso.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest