Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Quando do velho se faz novo, todos ganham. Saiba mais sobre as máquinas de recolha automática de embalagens e como pode ganhar vales de desconto.
Em 2020, campanha de recolha originou 444 mil euros em vales de desconto.
O projeto-piloto Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta! começou em março de 2020 e teve uma adesão espantosa por parte dos consumidores. Até 31 de dezembro, foram colocadas mais de 11 milhões de garrafas usadas nas 23 máquinas de recolha automática distribuídas por diversas superfícies comerciais de Portugal Continental, o que resultou na emissão de vales de desconto num valor superior a 444 mil euros.
O Grupo Sonae MC atribuiu mais de 289 mil euros em vales de desconto. Aliás, em 2020, 65% da atividade global do projeto teve lugar em lojas Continente, onde foram recolhidas mais de 7,3 milhões de garrafas de plástico PET. Só no mês de dezembro foram depositadas mais de 1 milhão, com uma média de 24 garrafas por entrega, o que muito orgulha o retalhista.
Para os consumidores, há um incentivo associado. Para as estações de gestão de resíduos, há a garantia de maior qualidade dos materiais. Tudo indica que este sistema tem um potencial enorme para aumentar as taxas de reciclagem e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas.
Garrafas e tampas de plástico não reutilizáveis estão na origem de um grande problema ambiental: são os artigos encontrados com maior frequência a poluir as faixas costeiras. Este sistema de recolha, por enquanto em fase piloto, incentiva os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que as suas garrafas usadas sejam recicladas e ganhem uma nova vida como matéria-prima na produção de embalagens.
São aceites garrafas de plástico PET, como as de água, sumos ou refrigerantes. Devem estar vazias, com tampa, rótulo legível, e com a sua forma intacta, ou seja, não devem ser espalmadas. As embalagens devem ser colocadas uma de cada vez, com a base virada para o interior da máquina. No final, a máquina emite o talão com o vale de desconto.
Para garrafas de até 0,5 litros, o incentivo é de 2 cêntimos. Já para garrafas acima de 0,5 e até 2 litros, o consumidor é compensado com 5 cêntimos.
Até 22 de fevereiro de 2021, o vale podia ser usado na loja onde as embalagens foram entregues ou doado a uma instituição de apoio social. Agora, e até 15 de setembro, as compensações reverterão exclusivamente a favor das instituições – saiba aqui quais as abrangidas.
O projeto-piloto do sistema de incentivo ao depósito de embalagens de bebidas, financiado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática num montante superior a 1,6 milhões de euros, tem por objetivo afinar todo o processo para a entrada em vigor da lei. O sistema de compensação por depósito de embalagens de bebidas já é uma realidade com sucesso em alguns países europeus, como a Noruega, a Lituânia ou a Estónia, há vários anos.
Em Portugal, a partir de 2022, será obrigatória a existência de sistemas de devolução de embalagens de bebidas de plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio em todas as grandes superfícies comerciais, pelo que vai tornar-se algo comum também por aqui. Os valores dos depósitos (taras) ainda não são conhecidos, mas sabe-se que serão regulamentados por despacho do governo.
O piloto continuará em vigor até 15 de setembro de 2021, por isso, relembramos a lista de lojas Continente onde está disponível o sistema de recolha:
Pode conhecer as restantes superfícies comerciais que aderiram à iniciativa no site oficial.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura