Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Na Semana da Mobilidade, é incentivada a utilização de meios de transporte mais sustentáveis.
O Dia Europeu sem Carros é um evento anual que se celebra a 22 de setembro para promover meios de transporte mais sustentáveis e para a redução do tráfego nas cidades. Nos últimos anos, este dia integra a Semana Europeia da Mobilidade, com uma agenda dedicada a sensibilizar os cidadãos para evitarem o uso de automóveis particulares no dia-a-dia. Além disso, é incentivada a utilização da bicicleta como meio de transporte mais sustentável para as pessoas e para o Planeta.
O investimento em vias ciciáveis é visível de norte a sul do país. No entanto, uma notícia avançada pela Rádio Renascença a propósito precisamente da Semana Europeia da Mobilidade, diz que nos últimos cinco anos, “o governo construiu apenas 300 dos 4.700 quilómetros de ciclovias que previa construir até ao final de 2023”. Além disso, Portugal é o segundo país europeu no qual as pessoas menos utilizam a bicicleta como transporte principal/preferencial. No entanto, somam-se 2.358 quilómetros de vias cicláveis, entre as quais algumas soluções partilhadas com trânsito automóvel, como as que podemos encontrar em cidades como Braga. Os ciclistas queixam-se de falta de condições e de segurança como justificação à não utilização prioritária da bicicleta como meio de transporte diário. Apesar disso, existe uma Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 que prevê precisamente melhorias nesse âmbito e uma maior articulação com a rede de transportes públicos.
No evento ‘Visões de Futuro’, promovido pela Deco Proteste no primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, a questão da mobilidade foi um dos temas abordados no painel dedicado à sustentabilidade. Foi Francisco Ferreira, presidente da associação Zero, que trouxe este número para o debate: “as emissões no setor dos transportes entre o pré-pandemia e agora subiram em 6%”. Apesar dos apoios para incentivar a utilização dos transportes públicos, “as pessoas estão a andar mais de carro”, concluiu.
Utilizar mais a bicicleta tem imensas vantagens: benefícios para a saúde, para o ambiente e até para as finanças pessoais.
Se ainda tem dúvidas, lembre-se que:
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura