Universidade de Coimbra incentiva reciclagem de plástico

Projeto R€cycler distinguido internacionalmente.

Sensibilizar a comunidade académica da Universidade de Coimbra para a reciclagem de plástico e de equipamentos eletrónicos e recompensar quem o fizer dentro do campus é a base do projeto R€cycler. A iniciativa portuguesa foi distinguida com um honroso terceiro lugar entre os 1351 participantes no concurso internacional “2030 Campus Challenge”, apoiado pelas Nações Unidas.

DR Universidade de Coimbra. A final da competição aconteceu online.

A implementação no campus é relativamente simples: espalhar pontos de recolha em locais estratégicos e atribuir uma recompensa em créditos para usar nos bares e cantinas da universidade, de acordo com os objetos depositados para reciclagem.

Na notícia publicada no website da Universidade de Coimbra, a instituição de ensino reforça a pretensão de “ser a primeira universidade portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica”. Coimbra é, neste momento, a “única universidade nacional no top 100” no ranking geral do The University Impact Rankings do Times Higher Education, “que analisa o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, segundo se pode ler no comunicado.

Garrafas de plástico poderão ser depositadas nos pontos de recolha espalhados pelo campus.

A Universidade está envolvida em vários projetos de investigação e definiu metas concretas para o futuro, desde reduzir o consumo de papel a aumentar a capacidade de produção de energia fotovoltaica entre 75 e 100%, por exemplo.