A camada de ozono e sua relação tóxica com o ser humano
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Projeto holandês propõe solução inovadora.
A inovação na área do ambiente tem trazido novas soluções para o problema da proliferação do lixo de plástico nos oceanos. Mas, antes de chegarem ao mar, os resíduos podem ser travados no curso dos rios. O projeto The Great Bubble Barrier, cujo nome, traduzido literalmente, sugere uma “grande barreira de bolhas”, propõe exatamente isso: formar uma barreira de bolhas que trave o plástico nos rios e que permita aos peixes e aos navios circularem normalmente.
A ideia foi de uma startup holandesa e arrancou no canal Westerdok, em Amesterdão, com o apoio do município. O sistema, inicialmente testado no rio Issel (2017), perto da capital da Holanda, foi um sucesso – 86% do plástico foi “travado” pela barreira de bolhas.
Como funciona?
A base do sistema é um tubo perfurado que se move do fundo do rio para cima, na diagonal, criando bolhas. Essas bolhas não só fazem os plásticos flutuar até à superfície como os impedem de seguir com a corrente, acumulando-se antes, numa plataforma, onde são recolhidos.
[vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]
Em 2018, o projeto conseguiu um financiamento de quinhentos mil euros com o primeiro prémio do The Postcode Lotteries Green Challenge, um dos maiores concursos de ideias sustentáveis do mundo.
Esta “barreira de bolhas”, de fácil implementação em rios e canais, propõe uma solução inteligente, que respeita os ecossistemas, limpa os rios e ajuda a impedir que o lixo de plástico acabe no mar. Além disso, o plástico recolhido é posteriormente encaminhado para reciclagem.
Desde novembro de 2019 e ininterruptamente durante três anos, a The Great Bubble Barrier estará a recolher plástico e a testar outras possibilidades no canal Westerdok (apesar de o sistema estar em testes noutras cidades). No website oficial do projeto pode ler-se que a equipa de investigadores está a tentar criar um método para capturar microplásticos (partículas inferiores a 5 milímetros).
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
A poluição do ar está associada a um maior risco de infertilidade nos homens, enquanto a poluição sonora afeta mais as mulheres
A adoção de práticas sustentáveis no trabalho é cada vez mais percecionada como forma de melhorar a qualidade de vida
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar