Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Plástico é um dos vilões no mais recente livro da famosa coleção “Uma Aventura”.
Plástico é um dos vilões no mais recente livro da famosa coleção “Uma Aventura”.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada imaginam aventuras para os amigos Pedro, Chico, João e para as gémeas Teresa e Luísa há mais de 30 anos. Com mistérios para descobrir de Norte a Sul do país – e além-fronteiras -, os livros têm acompanhado várias gerações. As narrativas percorrem História, Património e Cultura ao mesmo tempo que as autoras aproveitam para sensibilizar os leitores para algumas questões.
Lançado em abril deste ano, “Uma Aventura no Fundo do Mar” é o 61º livro da coleção. O grupo de jovens vai de férias para o Algarve e aproveita para visitar o parque temático Zoomarine, onde tem contacto com várias questões ambientais. Os amigos acabam também por integrar uma missão para retirar plásticos do fundo do mar e, a partir daí, envolvem-se numa série de acontecimentos emocionantes.
Fizemos algumas perguntas às autoras da coleção sobre esta aventura:
Porquê este tema?
Escolhemos o tema da recolha de plásticos no oceano porque consideramos muito grave o efeito altamente nocivo do lixo plástico para a saúde e sobrevivência dos seres vivos. Com este livro quisemos alertar os mais novos para o problema.
A vossa obra acompanhou o crescimento de várias gerações. Os miúdos mais novos, entre os 6 e os 10 anos, são mais ou menos interessados do que as gerações anteriores?
As crianças são bastante sensíveis a este tipo de questões e, em geral, mostram-se disponíveis para incentivar a família a mudar de hábitos. Em muitas famílias foram precisamente as crianças a insistir, por exemplo, na necessidade de se separar o lixo doméstico para permitir a reciclagem, ou para evitar a utilização de palhinhas ou cotonetes.
Em relação a este livro em específico: como tem sido o feedback de leitores e educadores?
As crianças, hoje em dia, têm acesso a todo o tipo de informação, nomeadamente através da Internet. Nas escolas, ao contrário do que muitas vezes se pensa, os professores criam oportunidades para que desenvolvam o espírito crítico através da leitura, do diálogo e do debate.
Sobre elementos reais no livro, além do problema da poluição plástica, as autoras destacam:
“Uma Aventura” imaginada, mas em cenários bem reais… o que esperar das próximas aventuras? É possível que tenham que “viajar” para outros planetas?
A próxima aventura, com o título de Uma Aventura Voadora, terá como cenário Salvaterra de Magos, onde se encontra a única Falcoaria Real da Península Ibérica, e também os campos em redor e as misteriosas ilhas do rio Tejo. Os voos serão da responsabilidade de helicópteros e de falcões.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada deixam ainda uma mensagem para os leitores:
Esperamos que os nossos leitores tomem atenção ao que dizem os cientistas: o planeta Terra, única casa que temos no universo está em risco devido à ação humana. Todos podemos e devemos participar na sua defesa. Os pequenos gestos de cada cidadão são tão importantes como as grandes decisões dos governantes.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura