A camada de ozono e sua relação tóxica com o ser humano
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
A proposta para o Orçamento do Estado do próximo ano foi apresentada pelo governo para discussão. Travar o plástico e outras questões ambientais fazem parte do documento.
Todos os anos, outubro é sinónimo de Orçamento do Estado. Muita tinta corre na imprensa nacional sobre o documento que prevê a distribuição das despesas do governo, bem como da entrada de receitas. É discutido no Parlamento durante várias sessões e é, inevitavelmente, alvo de críticas públicas, já que interfere diretamente com as contribuições dos cidadãos.
Já no ano anterior, ficou definida uma taxa fixa para as embalagens de plástico e de alumínio utilizadas nas refeições de take-away. A proposta feita pelo PAN no OE2021 foi aprovada para entrar em vigor a partir de janeiro de 2022. No novo documento, propõe-se a revisão dessa taxa que é suposto ser canalizada, pelo menos parte dela, para o Fundo Ambiental.
Em 2018, a obrigatoriedade de pagar os sacos de plástico nos supermercados, por exemplo, foi uma medida igualmente proposta e integrada no Orçamento de Estado.
Nas despesas do Estado, uma parte do orçamento está reservada para investir em veículos elétricos para organismos ligados à Administração Pública. Também a redução do valor dos passes nos transportes públicos e atribuição de passes gratuitos contribuem para a descarbonização, ao incentivar a mobilidade sustentável.
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
A poluição do ar está associada a um maior risco de infertilidade nos homens, enquanto a poluição sonora afeta mais as mulheres
A adoção de práticas sustentáveis no trabalho é cada vez mais percecionada como forma de melhorar a qualidade de vida
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar