“O design biofílico faz com que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis”
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
A proposta para o Orçamento do Estado do próximo ano foi apresentada pelo governo para discussão. Travar o plástico e outras questões ambientais fazem parte do documento.
Todos os anos, outubro é sinónimo de Orçamento do Estado. Muita tinta corre na imprensa nacional sobre o documento que prevê a distribuição das despesas do governo, bem como da entrada de receitas. É discutido no Parlamento durante várias sessões e é, inevitavelmente, alvo de críticas públicas, já que interfere diretamente com as contribuições dos cidadãos.
Já no ano anterior, ficou definida uma taxa fixa para as embalagens de plástico e de alumínio utilizadas nas refeições de take-away. A proposta feita pelo PAN no OE2021 foi aprovada para entrar em vigor a partir de janeiro de 2022. No novo documento, propõe-se a revisão dessa taxa que é suposto ser canalizada, pelo menos parte dela, para o Fundo Ambiental.
Em 2018, a obrigatoriedade de pagar os sacos de plástico nos supermercados, por exemplo, foi uma medida igualmente proposta e integrada no Orçamento de Estado.
Nas despesas do Estado, uma parte do orçamento está reservada para investir em veículos elétricos para organismos ligados à Administração Pública. Também a redução do valor dos passes nos transportes públicos e atribuição de passes gratuitos contribuem para a descarbonização, ao incentivar a mobilidade sustentável.
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Da árvore de Natal aos plásticos para cobrir comida. Será que todos os plásticos podem ser reciclados?
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
A produção de muitos dos bens que utilizamos no dia a dia requer muita água, um recurso vital que é muito limitado em certas partes do mundo
As mais de 100 nações envolvidas não chegaram a consenso e voltaram a adiar um acordo
Maior transparência por parte das marcas; busca por conteúdo educativo e de consumo ‘rápido’; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reconexão com o mundo real
A dessalinizadora vai permitir retirar o sal a 16 milhões de metros cúbicos de água do mar por ano, cobrindo “20% do consumo urbano do Algarve”