Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Conheça o Eco Bags, o projeto que levou cinco jovens portuguesas à final do JA Europe 2020.
Conheça o Eco Bags, o projeto que levou cinco jovens portuguesas à final do JA Europe 2020.
Educação para o empreendedorismo. A Junior Achievement (JA) é a “maior e mais antiga organização mundial” com este propósito, como descrito na página portuguesa. Inspirando e preparando os mais jovens para competências na área, é através das escolas e de desafios globais que a JA consegue promover programas de formação baseados nos pilares da cidadania, competências para a empregabilidade e literacia financeira. Do 1º ciclo do ensino básico à universidade, a JA consegue chegar a alunos de todos os níveis de ensino. Em Portugal, a ONG conta com parceiros como a Sonae (da qual o Continente faz parte), a EDP, a Fundação Altice, o Grupo Montepio, universidades e municípios.
Para os jovens entre os 15 e os 21 anos, o desafio é criar uma microempresa, em contexto de aula, identificar um problema do dia-a-dia e pensar numa solução inovadora e sustentável para o resolver. Da turma à escola, depois ao distrito e à competição nacional, as melhores ideias são selecionadas para a competição europeia.
Este ano, em Portugal, foi de cinco alunas do Colégio Marista de Carcavelos que saiu o projeto vencedor, o Eco Bags. Acima de tudo, segundo as próprias, pensaram numa “solução ecológica” para um problema com o qual muita gente se depara diariamente: a utilização de um, dois ou mais sacos de plástico para recolher os dejectos dos animais. Sacos esses que vão diretamente para o lixo comum e que, por essa razão, não serão reciclados.
Educação para o empreendedorismo e consciência ambiental desde cedo
Com um percurso comum na área da Economia, as cinco amigas e colegas de turma durante todo o Secundário contam terem sido “motivadas a empreender”, muito graças à professora Glória Reino que acompanhou a turma ao longo dos últimos três anos. É unânime no grupo que muitos alunos no Colégio Marista de Carcavelos não teriam a experiência “de pensar mais além” e de “pôr em prática o que aprendemos nas salas de aula” sem o apoio da docente e do concurso de ideias dinamizado pela JA Portugal.
“Desde o início a professora Glória nos incentivou a ter em conta a questão da sustentabilidade”, afirmam. A importância de sensibilizar o público para o problema do plástico “esteve sempre presente” na equipa, não só pela educação cívica mas também por saberem que “como próxima geração, é dever ter estes problemas em conta para não cometer os mesmos erros passados”, afirmam unânimes e convictas.
O Ecobags não foi o primeiro projeto que submeteram ao JA Portugal. Durante os três anos de Secundário, tiverem oportunidade de trabalhar projetos para o concurso. “Desde a nossa primeira ideia que estamos ligadas à preocupação com o ambiente”, contam. Começaram por pensar num fato de banho que se pudesse transformar em biquíni, produzido exclusivamente com nylon e poliéster reciclados. “A sustentabilidade é sempre um conceito que está presente quando tentamos criar algo de inovador”, partilham.
Eco Bags de plástico biodegradável
Sobre o projeto Eco Bags, que levou as cinco jovens portuguesas ao concurso europeu de ideias da JA, começamos por perguntar se a ideia surgiu de uma necessidade que identificaram por terem cães:“a ideia surgiu de uma de nós, a Mariana, que tem uma cadela chamada Izis”, contam. “A Mariana, assim como todas nós, é uma pessoa muito preocupada com o ambiente” e de cada vez que passeava Izis, “fazia-lhe ‘comichão’ utilizar/consumir um a dois sacos de plástico de cada vez que ia à rua com a cadelinha”. Em conversa, não foi difícil chegarem à ideia de criar “sacos amigos do ambiente” pensados especificamente para este propósito. O que pensaram trabalhar de forma diferenciada foi que “juntamente com os dejetos dos animais” fosse possível que os sacos “se desfizessem no seu destino final, o aterro”.
Da ideia ao plano, explicam que, depois de definirem o que queriam desenvolver, começaram a fazer pesquisas sobre os materiais que seriam necessários e ambientalmente viáveis, bem como perceber se já existia ou não algo semelhante no mercado. “Percebermos que o nosso produto podia ser muito inovador” e procuraram ajuda especializada para chegar à “composição ideal” para os Eco Bags.
Venceram a edição nacional do JA e representaram Portugal na competição internacional. Ao longo de todo o percurso, foram desenvolvendo competências “muito úteis para aprimorar a ideia”, partilham. O feedback foi muito positivo por parte de jurados e empresas com as quais contactaram, o que as fez “acreditar ainda mais na nossa ideia e nos deu motivação para avançar”.
De um projeto escolar a uma ideia inovadora com potencial – e agora? Sobre o futuro, prestes a ingressarem no ensino superior, o objetivo das cinco jovens é continuar com o Eco Bags. Embora o projeto ainda esteja numa fase inicial, contam com o apoio da JA que as tem “aconselhado bastante” sobre o caminho que devem levar para o projeto. Para já, estão à procura de fábricas que produzam os sacos biodegradáveis e a tentarem registar a patente do produto.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.