Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Missão Continente e Quercus promovem recolha de rolhas de cortiça.
O projeto funciona como um ciclo: as rolhas recolhidas serão recicladas para dar vida a novos produtos, e a matéria-prima entregue para reciclagem permite o financiamento da plantação de árvores autóctones. “O que vem da natureza volta à natureza” é o mote do Green Cork.
As boas práticas ambientais também fazem parte da Missão Continente, que desde 2008 apoia a Quercus no projeto Green Cork. Com o propósito maior de sensibilizar para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável, a iniciativa promove a reciclagem e reutilização de rolhas de cortiça no âmbito de uma cidadania mais ativa.
É comum a cortiça ser referida como um bem precioso – e que a sua utilização seja pensada de forma sustentável. Especialmente para Portugal, este recurso natural tem sido cada vez mais valorizado pela sua versatilidade e inimitabilidade tecnológica. Embora seja especialmente utilizada na produção de rolhas, a cortiça tem sido amplamente explorada por criativos de todo o mundo nas mais diversas aplicações e tem despertado o interesse da ciência para fins distintos.
A disponibilização de pontos de recolha de rolhas de cortiça nas lojas Continente – os Rolhinhas – facilita o processo de recolha e posterior reciclagem. Em 10 anos, foram recolhidas mais de 380 toneladas de rolhas de cortiça e plantadas 828 mil árvores autóctones através do projeto de rearborização Floresta Comum.
Todos podem participar: basta juntar as rolhas de cortiça e depositá-las no Rolhinhas mais próximo.
Do lixo indiferenciado para o Rolhinhas, as rolhas de cortiça têm agora um novo destino. Através do Green Cork Escolas, a valorização da matéria-prima é feita através da sensibilização para a reciclagem e reutilização junto das comunidades escolares – a participação está aberta a toda a comunidade educativa desde o jardim-escola à universidade. As escolas inscritas competem entre si para recolher o maior número de rolhas e os vencedores são recompensados. Está para breve o lançamento da campanha 2019/2020 e o anúncio das escolas vencedoras da edição anterior. As instituições de ensino e IPSS podem fazem a inscrição online e promover a recolha de rolhas para posterior entrega e contabilização. São também valorizadas as atividades de sensibilização promovidas no âmbito da campanha.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura