Rótulos das embalagens com nova iconografia 

Proposta europeia pensada para facilitar a separação.
Novas regras embalagens

Partilhar

A Comissão Europeia está a apertar nas medidas que regulam a produção de embalagens, para evitar que se transformem rapidamente em resíduos. A adoção de rótulos que indiquem os materiais que compõem a embalagem e os respetivos contentores onde devem ser depositados foi uma das medidas recentemente anunciada, na perspetiva de melhor informar os consumidores. 

Uniformização dos rótulos 

Para que seja clara a informação, as embalagens deverão ter indicações sobre o depósito das mesmas. Por exemplo, uma embalagem composta por vidro e alumínio deverá referir quais os contentores, neste caso verde e amarelo, para depósito dos diferentes materiais. Os símbolos serão uniformizados em todos os países da União Europeia e estarão também presentes nos próprios contentores. 

Também os plásticos biodegradáveis e compostáveis serão acompanhados de informações mais claras, nomeadamente sobre a forma como são concebidos e como deverão ser eliminados. 

Mais opções, mais sustentáveis 

Para que seja possível assegurar que até 2030 todas as embalagens sejam recicláveis na totalidade, as medidas que entretanto entrarão em vigor deverão reforçar a eliminação de embalagens desnecessárias, possibilidade de reutilização e orientações para a correta reciclagem.  

Estas propostas da Comissão deverão ainda ser analisadas e validadas pelo Parlamento Europeu.

Continente, pioneiro nos rótulos com instruções 

Desde o final de 2021 que os rótulos das embalagens de marca própria do Continente têm dicas para a separação  dos materiais e detalham o destino de cada uma das partes que compõe a embalagem.

A ideia foi trabalhada em parceria com a Sociedade Ponto Verde com o propósito de facilitar a separação através da disponibilização de informação nas embalagens. O Continente pretende sensibilizar os consumidores para o papel ativo que todos devem ter, ao mesmo tempo que contribui para informar o público sobre a correta reciclagem dos diferentes materiais.

Recorde:

Por favor, aceite as statistics, marketing cookies para poder ver este vídeo.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest