Reutilizar as embalagens na charcutaria e take away já é possível

Continente pioneiro em mais uma medida de sustentabilidade.

Ir ao supermercado e trazer produtos da charcutaria ou comida do take away nas suas próprias caixas já é possível. Pioneiro em mais uma medida sustentável, o Continente promove agora o uso responsável do plástico através da reutilização das embalagens nas secções de charcutaria e take away das suas lojas. Para já, o projeto piloto está a ser testado no Continente Modelo de Vila do Conde, mas até ao final de setembro será possível aderir a esta opção fazendo compras no Continente do Vasco da Gama, em Lisboa, ou do Gaiashopping.

Nas mesmas lojas, para os clientes que queiram adquirir as embalagens reutilizáveis, estarão disponíveis para venda três modelos de caixas herméticas. Com capacidade para 0,5, 1 ou 1,85 litros e valores entre os 1,50€ (a mais pequena) e 2,50€ (a caixa maior), estes recipientes substituem as atuais caixas descartáveis do take away e ‘embrulhos’ de plástico da charcutaria que habitualmente são descartados (e muitas vezes não reciclados) assim que o cliente chega a casa. Para o cliente que já armazena estes produtos em caixas herméticas, esta iniciativa permite ‘saltar’ o processo de transferir os alimentos das embalagens do supermercado para os tupperwares.

A ideia deste projeto é que sempre que o cliente precisar de ir às compras, possa levar as suas próprias caixas, evitando assim o uso desnecessário de plástico descartável.

Por questões de uniformização, controlo e higiene, apenas são permitidas caixas herméticas de plástico que estejam:

  • Limpas e secas;
  • Livres de odores;
  • Sem resíduos de anteriores utilizações;
  • Com tampa funcional.

Nestes casos, o colaborador Continente irá pesar o produto dentro da caixa, subtraindo o peso da mesma. A etiqueta com o respetivo código de barras será colada num cartão criado para o efeito, semelhante ao utilizado na pesagem de fruta e legumes (papel reciclado).

As embalagens são de plástico, de acordo com a promoção da utilização responsável do material: o Continente, enquanto líder no retalho em Portugal, tem implementado várias iniciativas que proporcionam aos clientes mais alternativas, mais sustentáveis, às embalagens descartáveis. Cabe também ao próprio cidadão adotar uma atitude mais consciente em relação ao consumo.

As etiquetas dos produtos serão coladas num cartão próprio para o efeito, semelhante ao da imagem, da secção de fruta e legumes, na qual o Continente também implementou um sistema pioneiro de compras livres de plástico.