Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
3ª edição da Escola Missão Continente envolveu 24 000 crianças do 1º ciclo, 1350 professores e centenas de famílias
Pelo terceiro ano consecutivo, a Missão Continente convidou escolas de todo o país para refletirem e trabalharem sobre temas relacionados com a sustentabilidade. Nesta edição, o uso excessivo do plástico esteve, inevitavelmente, no centro das atividades.
O programa da Escola Missão Continente tem como objetivo apoiar as escolas do 1º ciclo na sensibilização para temas relacionados com a sustentabilidade e o futuro do planeta. Nesta edição, a mais concorrida de sempre, participaram 276 escolas de norte a sul do país e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Foram 24 000 alunos, 1350 professores e centenas de famílias envolvidos no projeto que este ano teve como tema principal a alimentação saudável e o consumo responsável, com chamada de atenção para o uso excessivo do plástico.
“É um programa super estrutural que envolve muitas escolas, cada vez mais, este ano com 24 000 alunos e mais de 20000 famílias que tomaram contacto com o programa. Nutricionistas e colegas nossos, voluntários, foram às escolas com conteúdos que são preparados de uma forma muito aprofundada, com uma validação técnica grande, com a colaboração do Ministério da Saúde e do Ministério Educação para também do ponto de vista pedagógico estarem enquadrados neste contexto das escolas”, conta Tiago Simões, diretor de Marketing do Continente.
Ao longo do ano letivo, o projeto, desenvolvido pela comunidade escolar a partir de atividades didáticas, visitas de estudo e desafios, contou com o apoio da Missão Continente na distribuição de materiais lúdicos, com a visita de embaixadores do programa e com visitas às lojas Continente. Uma das principais preocupações foi sensibilizar as crianças para o consumo consciente e a alimentação saudável que devem começar com as compras, no supermercado.
O desafio escola, sob o mote “tornar a minha comunidade mais sustentável: reduzir o plástico”, proporcionou a dinamização de várias atividades sobre a reciclagem, a reutilização e o uso consciente do plástico. Os grandes vencedores do desafio foram o Instituto Educativo do Juncal, em Leiria e a Escola Básica Abadias, da Figueira da Foz (com uma menção honrosa). Como prémio, todos os alunos destas escolas foram convidados a participar no evento de encerramento desta 3ª edição da Escola Missão Continente, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.
“O tema do plástico é um tema que tem tudo a ver com a Missão Continente. É um tema muito relevante, muito envolvente para o target infantil e para além disso é um tema que está na ordem do dia e que faria sentido trazer para cima da mesa. É um tema que o Continente se preocupa há muito tempo”, explica Tiago Simões.
Para o programa do evento de encerramento foram convidados alguns intervenientes muito especiais: Leopoldina e Francisco Garcia, o apresentador e ator bem conhecido dos mais novos. Além disso, as 200 crianças que viajaram até Lisboa para o evento, passaram a manhã a trabalhar artisticamente o plástico, com a ajuda do coletivo Espacialistas e da Brigada do Mar. Para terminar em beleza, o músico NBC apresentou um tema dedicado à Escola Missão Continente e à temática dos plásticos.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura