Reciclar rolhas de cortiça e plantar árvores autóctones

Conheça o projeto do Green Cork “Rolha a rolha, semeie a recolha”.
Rolhas de cortiça

Partilhar

É um “dois em um”: reciclar rolhas de cortiça e plantar árvores autóctones. A ideia é do Green Cork, o projeto coordenado pela Quercus e pela Lipor cujo propósito é a circularidade da cortiça. A iniciativa “Rolha a rolha, semeie a recolha” está, para já, numa fase-piloto nos concelhos da Maia, Vila do Conde e mais recentemente, no Porto. 

“Rolha a rolha, semeie a recolha”

A ideia é que restaurantes e unidades hoteleiras recolham rolhas de cortiça e que essa recolha, além de assegurar a reciclagem, se traduza também na plantação de árvores.

Por cada 50 rolhas, é plantada uma árvore. Ciprestes, Freixo, Loureiro e Carvalho-alvarinho são algumas das espécies autóctones que os alunos das escolas dos concelhos que participam no projeto têm plantado “com entusiasmo”, como referido num artigo do jornal Público

Rolha a rolha, semeie a recolha Green Cork
DR Green Cork

Um pequeno gesto com grande impacto

Os estabelecimentos aderentes, ao participarem na recolha de rolhas de cortiça, estão também “a contribuir para o combate às alterações climáticas com a diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça e para o desenvolvimento da economia circular”, lê-se na página dedicada ao projeto. Além disso, “estarão ainda a contribuir para aumentar a capacidade de absorção e de retenção de CO2 através das novas árvores plantadas” e a contribuir para o aumento “da resiliência e do capital natural do nosso território”.

Green Cork, um projeto com a colaboração do Continente

“O que vem da natureza volta à natureza” é o mote do Green Cork, o projeto da Quercus para dar uma nova vida às rolhas de cortiça. Desde 2008 que a Missão Continente apoia a iniciativa na recolha de rolhas. As rolhas recolhidas serão recicladas para dar vida a novos produtos, e a matéria-prima entregue para reciclagem permite o financiamento da plantação de árvores autóctones.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest