Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Empresa francesa aposta na descontaminação e reutilização do plástico.
Empresa francesa aposta na descontaminação e reutilização do plástico.
Reciclar ou não reciclar as máscaras descartáveis, eis a questão? Tal como no plástico no geral, o destino final que é dado a muitas máscaras de proteção tem-se tornado um problema à escala global. Máscaras, luvas e outros equipamentos são encontrados “descartados” na natureza e já chegaram aos oceanos. A (im)possibilidade de reciclagem tem sido debatida por todo o mundo mas há uma empresa francesa, a Plaxtil, que está a apostar num processo de descontaminação e de reutilização dos materiais.
Primeiro, as máscaras passam por um período de quarentena antes de serem desinfetadas através de luz ultravioleta. Depois então passam por um processo de transformação no qual o material das máscaras é convertido novamente em partículas de plástico, prontas para serem reutilizadas. Segundo os representantes da Plaxtil, o polímero resultante deste processo pode ser reciclado vezes sem conta.
Para já, a recolha de máscaras usadas faz-se apenas através de parceiros da região francesa de Nova Aquitânia, onde a empresa tem sede. Há pontos de recolha estrategicamente colocados em zonas onde habitualmente aparecem máscaras, como na via pública e perto de supermercados e de farmácias.
Criada em 2019, a empresa francesa dedica-se exclusivamente a produzir plástico ecológico a partir de desperdícios. Com a incorporação de material resultante das máscaras de proteção, tem despertado o interesse de várias entidades internacionais. Além de proporcionar uma solução sustentável para um equipamento descartável, a Plaxtil está a utilizar o material reciclado na produção de outros equipamentos de proteção contra a covid-19, como é o caso das viseiras.
Reportagem France 24 via Twitter:
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.