Estes projetos vão ajudá-lo a perceber a dimensão do problema da poluição de plástico e trazê-lo para a tomada de ação.
O lixo que deixamos nas praias e que acaba no mar atingiu proporções tão alarmantes que está a ameaçar ecossistemas inteiros e a própria vida humana. Já todos ouvimos falar dos microplásticos que já contaminam a comida, as nuvens e até o nosso sangue. Estes projetos vão ajudá-lo a perceber a dimensão do problema e trazê-lo para a tomada de ação. É necessário proteger as nossas praias!
Este grupo nasceu no Facebook em 2016 e conta atualmente com quase 12 000 membros. O Lixo Zero Portugal é um movimento nacional, que promove limpezas de praias, mas não só. Pode também juntar-se aos seus workshops e palestras. Ao juntar-se a este projeto, participará também em projetos de caráter internacional, como o “Around The world”, que este ano fez com que grupos espalhados pelo mundo, incluindo Portugal, fossem para as costas limpar as praias, em simultâneo, e com direito a transmissão ao vivo nas redes sociais. Aqui está espelhado o verdadeiro espírito de comunidade. Faça também parte.
Esta é uma marca portuguesa de calçado eco-vegan, que trabalha toda a sua linha de produção, incluindo a recolha de matéria-prima: lixo que retira das praias da costa portuguesa.
A Zouri junta grupos de voluntários para limpeza das zonas costeiras, encaminha o material para triagem e aproveita parte dele para produzir calçado com um design divertido. Pode conhecer a marca aqui. Um verdadeiro trabalho de upcycling! Através da Zouri, apenas com a compra de um sapato, já está a apoiar a limpeza das praias portuguesas.
Há mais de 30 anos que a Surfrider Foundation Europe, com sede em França, atua diariamente no combate aos danos ao ambiente costeiro. Fundada em 1984 por surfistas visionários, esta organização não governamental tem hoje mais de 250.000 membros, ativistas e apoiantes por todo o mundo.
Através das suas ações, procura utilizar os desportos de natureza, como meio de sensibilização e educação ambiental, proteção das zonas costeiras e promover um estilo de vida mais sustentável. Por cá, instalou-se no Porto em 2011 e tem vindo a promover ações de limpeza das praias, lagos e rios, organizadas por voluntários, fornecendo todo o material necessário. Se gosta de desportos aquáticos e das causas ambientais ligadas ao mar, este pode ser o projeto ideal para si. Saiba mais.
Esta associação tem como missão limpar as praias de todos os concelhos de Portugal continental e ilhas, promovendo práticas ecológicas e a diminuição do uso de plásticos. Fundada em 2018, está focada na problemática do plástico e lixo marinho, tendo vindo a promover limpezas através de voluntários. Além disso, tem vindo trazido empresas e organizações para esta missão, através de atividades inovadoras. Exemplo disso foi o Team Building que a Worten realizou no último ano, em conjunto com a Associação Sem Plástico, e que se apresentou uma ação transformadora na Costa da Caparica. Já pensou em levar também esta ideia para a sua empresa?
O Movimento ALP é uma organização sem fins lucrativos que pretende incentivar, especialmente os mais novos, a trazer mais do que boas recordações sempre que regressam da praia.
Para isso, organiza trabalho voluntário de limpeza de praias, além de apresentações em escolas e universidades. Durante a época balnear, não estão disponíveis ações de limpeza de praia com o Movimento ALP, mas as atividades durante o restante ano estão disponíveis no seu site. Muitas delas abertas a toda a comunidade, sem necessidade de se inscrever como voluntário. Com esta organização, também é possível realizar Team Building para empresas. Conheça melhor o seu trabalho.
Informe-se também junto da sua Câmara Municipal e outras organizações locais para juntar-se às limpezas de praia. E já sabe: se for apenas à praia aproveitar o sol e o mar, não deixe lixo para trás e recolha todo o que encontrar!