Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
As férias são sinónimo de lazer e tempo para si. Por isso aproveite estas sugestões para serões agradáveis ao som de um podcasts ou na companhia de livros que vão alimentar a sua consciência ambiental.
“Uma t-shirt não se esgota”, com Filipa Galrão, é um podcast do projeto Pequenos Passos que pretende ajudar os ouvintes a tomar decisões mais conscientes. São cinco episódios, com cinco especialistas, sobre temas que abrangem sustentabilidade, hábitos de consumo de moda, transformação de roupa, impacto negativo da moda no planeta e soluções a adotar no dia a dia.
Da autoria da associação ambientalista Zero, o Zona Zero aproxima os ouvintes dos desafios da sustentabilidade, desconstruindo os mitos e ajudando a compreender os factos. De ambientalistas para o cidadão comum, são episódios quinzenais que descomplicam o “falar sobre ambiente” e prometem criar um impacto positivo na mudança de comportamento.
Disponível no Spotify e na página da Zero
Este livro fala da experiência de Eunice Maia, que em 2015 inaugurou a Maria Granel, a primeira loja “desperdício zero” do país. No livro, a autora conta a sua própria experiência e dá a conhecer duas personalidades que lhe serviram de inspiração na sua caminhada pelo “desperdício zero”. Assim, este pretende ser um guia prático sobre redução de desperdício em várias áreas, desde a casa aos eventos e festas.
Pode encontrar nos locais habituais.
Acha que viver numa quinta em pleno respeito pela natureza é uma utopia? Este livro pode provar-lhe que é possível. Da autoria de Ivone e Joep Housz, o “Semear o futuro” mostra como é a vida na Quinta das Águias, em Paredes de Coura, onde mais de 100 animais vivem em liberdade, num projeto que privilegia a sustentabilidade e a biodiversidade. Além de conhecer este projeto, fica ainda a par de algumas receitas vegetarianas.
À venda nos locais habituais.
Mão Verde é uma forma divertida de introduzir os mais novos à sustentabilidade e, em simultâneo, à cultura musical. E é provável que contagie também os pais. Da autoria da rapper e letrista Capicua, este projeto começou por ser um concerto de música para crianças, mas com o sucesso transformou-se num livro-disco ecologista.
O primeiro Mão Verde foi editado em 2016 e foi muito bem acolhido por crianças, famílias e comunidade escolar, com vários exemplares vendidos, muitas atividades educativas associadas e muitos concertos pelo país. Nesta sequência, o projeto seguiu em frente e em 2022 saía o “Mão Verde II”, um álbum composto por dez canções e dois poemas musicados, acompanhado de um livro com ilustrações e muitos conteúdos pedagógicos que completam e explicam questões importantes como a ecologia, a alimentação, o consumo consciente e a agricultura.
Pack Mão Verde I e II: 30 euros
Este livro conjuga teoria e prática. Além de educar sobre as questões climáticas, com informações e dicas essenciais que alertam as crianças para a necessidade de defesa do ambiente, instiga a ação, com meia centena de sugestões práticas. Totalmente reciclável e reutilizável, este livro inclui espaço para os mais novos anotarem as suas ideias e inclui desafios como fazer percursos pequenos a pé, comprar bens em segunda mão ou a produtores locais e passar um dia sem comer carne, utilizar plástico ou recorrer a eletricidade.
Também pode comprar nos locais habituais.
Inspire-se a mudar pequenos comportamentos no dia a dia e faça a diferença!