“Puma de plástico” de 19,5 metros no Texas

Obra do artista português Bordalo II.
Bordalo ii Texas

Partilhar

As instalações icónicas de Artur Bordalo, ou Bordalo II, são feitas com lixo – muito lixo de plástico. Geralmente representam animais em vias de extinção e assumem um importante papel de alerta para a sociedade de consumo e especialmente para o uso desnecessário do plástico e a forma como muitas vezes acaba abandonado na natureza. 

Uma das mais recentes esculturas é um puma gigante de 19,5 metros em El Paso, no estado norte-americano do Texas, “Plastic Mountain Lion” (“Puma de plástico”, numa tradução livre). A intervenção pertence à série “Big Trash Animals” (“Grandes Animais de Lixo”), uma “forma de fazer retratos da natureza, uma composição das vítimas com aquilo que as destrói”, citando Bordalo II em declarações à Lusa. 

Em Miami, deixou “Plastic Mom’n’Baby Monkeys’:

DR Bordalo II

Pinguim-de-Magalhães

No âmbito da Expo Dubai 2020 e para assinalar a circum-navegação de Fernão de Magalhães, o artista urbano criou uns pinguins especiais, feitos com plástico recolhido nos mares abrangidos pela viagem de Magalhães. Simbolicamente, representavam vários alertas urgentes para o planeta, o principal dos quais a poluição nos oceanos causada pela ação humana. 

DR Bordalo II

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest