As instalações icónicas de Artur Bordalo, ou Bordalo II, são feitas com lixo – muito lixo de plástico. Geralmente representam animais em vias de extinção e assumem um importante papel de alerta para a sociedade de consumo e especialmente para o uso desnecessário do plástico e a forma como muitas vezes acaba abandonado na natureza.
Uma das mais recentes esculturas é um puma gigante de 19,5 metros em El Paso, no estado norte-americano do Texas, “Plastic Mountain Lion” (“Puma de plástico”, numa tradução livre). A intervenção pertence à série “Big Trash Animals” (“Grandes Animais de Lixo”), uma “forma de fazer retratos da natureza, uma composição das vítimas com aquilo que as destrói”, citando Bordalo II em declarações à Lusa.
Em Miami, deixou “Plastic Mom’n’Baby Monkeys’:

Pinguim-de-Magalhães
No âmbito da Expo Dubai 2020 e para assinalar a circum-navegação de Fernão de Magalhães, o artista urbano criou uns pinguins especiais, feitos com plástico recolhido nos mares abrangidos pela viagem de Magalhães. Simbolicamente, representavam vários alertas urgentes para o planeta, o principal dos quais a poluição nos oceanos causada pela ação humana.

0 Comments