Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Antes de sair de casa, consulte que praias estão neste momento interditas ou desaconselhadas a banhos.
(última atualização a 9 de setembro de 2024)
Desde o início da época balnear de 2024, já foram lançados pela Agência Portuguesa do Ambiente mais de 90 avisos de interdição ou desaconselhamento a banhos nas praias nacionais – mais do dobro comparando com o mesmo período (até final de agosto) em 2023.
Neste momento, as 4 praias que estão desaconselhadas ou interditas a banhos em Portugal são:
A norte do país deixou de estar sob aviso a praia Azul-Conchinha, no concelho de Matosinhos. Estava desaconselhada a banhos por alguns dias, desde dia 3 de setembro, devido a contaminação microbiológica.
A praia fluvial da Lenta, no concelho de Vila Nova de Cerveira, esteve desaconselhada a banhos desde 20 de agosto, devido à contaminação microbiológica das águas.
O mesmo motivo está associado à praia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, cuja água esteve desaconselhada a banhos desde 12 de agosto;
Ainda no norte do país, a praia fluvial de Verim, no concelho de Póvoa de Lanhoso, esteve interdita a banhos desde 8 de agosto, devido à presença de salmonella.
Descendo até ao Tejo e Oeste, na praia da Areia Branca, na Lourinhã, já é permitido mergulhar em segurança. Os banhos aqui estavam desaconselhados desde 20 de agosto, devido à abertura da foz do rio Grande ao mar.
Na mesma zona, a água balnear da Praia dos Pescadores, no concelho de Mafra, foi declarada interdita no dia 4 de setembro, devido também a contaminação microbiológica. No entanto, o aviso já foi levantado.
Chegados ao Algarve, os banhistas estavam interditos de mergulhar nas águas da praia de Armação de Pêra, no concelho de Silves. A interdição foi decretada a 20 de agosto devido a contaminação microbiológica.
Por fim, a praia da ria da Fuseta, no concelho de Olhão, também já é possível ir ao mar em segurança. A água balnear esteve interdita desde 20 de agosto, devido a contaminação microbiológica.
Durante cada época balnear, a Agência Portuguesa do Ambiente realiza mais de 9000 análises às águas para prática balnear – o que representa um investimento de mais 216 mil euros.
Com base nestas análises, a entidade vai atualizando na sua página as praias que apresentam restrições ao banho, que visam proteger a saúde dos banhistas. Por norma, estas praias apresentam também bandeira vermelha.
No entanto, entenda-se que decretar um desaconselhamento ao banho é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente. Já a imposição de uma interdição cabe à Autoridade de Saúde Regional.
Quando há uma interdição significa que a água apresenta elevados valores de agentes patogénicos, representando um grande risco para a saúde. Por exemplo, engolir água muito contaminada com salmonella pode causar sintomas como diarreia, vómitos ou febre. Se quiser saber mais pormenores sobre os resultados das análises às águas balneares, consulte a página do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
Além das relacionadas com contaminações, podem surgir restrições por “razões de segurança” impulsionadas por fatores que acontecem fora da água, como a realização de obras, por exemplo.
Na época balnear de 2024 foram identificadas um total de 664 águas balneares, mais 6 que no ano passado. Estes são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores-salvadores. Do total, 516 águas balneares estão em Portugal continental: 362 são costeiras (ou de transição) e 154 são interiores.
Numa avaliação mais rigorosa, a associação ambientalista Zero detetou 59 praias consideradas “zero poluição”, com a melhor qualidade de água e condições ambientais. Conheça-as.
Em todo o caso, antes de sair de casa, pode sempre consultar a app Infopraia para avaliar as condições que vai encontrar na praia que desejar visitar. Esta app, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, oferece informações sobre a qualidade da água e a sua temperatura, as horas das marés e os equipamentos disponíveis em cada praia. Se não quiser descarregar a app, pode consultar a mesma informação na versão web da Infopraia.
Por fim, não se esqueça de:
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura