Pneus Continental fabricados em Famalicão com garrafas PET recicladas

Marca tem apostado na inovação ambiental. 
Continental pneus garrafas PET

Partilhar

Desde os anos 90 que a marca de pneus alemã Continental tem fábrica em Famalicão, empregando atualmente mais de 2.300 pessoas. Segundo dados publicados pela empresa, em pouco mais de 30 anos de existência, já foram produzidos cerca de 350 milhões de pneus só nesta unidade de produção. Até 2050, o objetivo da marca é que todos os pneus sejam produzidos com materiais 100% sustentáveis e, para isso, tem apostado na investigação e desenvolvimento de materiais alternativos. Em setembro de 2021, foi apresentada pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex, que utiliza fio de poliéster conseguido a partir de garrafas PET recicladas e que permite substituir totalmente o poliéster convencional utilizado na produção. É com essa nova tecnologia que têm sido produzidos pneus, em Famalicão, para o mercado nacional e para o mundo. 

Mais inovação na responsabilidade ambiental

Um dos objetivos da marca é ser a “empresa de pneus mais inovadora em termos de responsabilidade ambiental e social”. Na perseguição desse propósito, tem sido desenvolvido todo um trabalho para tornar os pneus Continental ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade. 

As garrafas PET utilizadas na produção de poliéster provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem, garante a marca. É um processo de reciclagem “especial”, no qual as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

  • Para produzir um jogo de pneus padrão são necessárias cerca de 40 garrafas PET recicladas
  • Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex têm um logótipo especial na parede lateral, onde se lê “Contém Material Reciclado”.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest