Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Um estudo publicado na Frontiers in Chemistry sugere que os tentáculos das lulas têm super características.
As alternativas ao plástico são cada vez mais procuradas, cada vez mais faladas e cada vez mais criativas mas é difícil encontrar matéria-prima que permita a produção industrial, de forma ecológica e rentável. Um estudo publicado na Frontiers in Chemistry sugere que os tentáculos das lulas têm super características que dão resposta a todos os problemas anteriormente referidos. Será?
A investigação científica tem trabalhado em novos materiais que partilhem características comuns com o plástico mas que sejam mais amigos do ambiente na forma como são constituídos e depois destruídos. As questões mais difíceis de contornar são ambientais e… financeiras. Pela multiplicidade de aplicações que tem, é difícil encontrar materiais equiparáveis ao plástico.
Um material que conserve e prolongue a vida de alimentos, por exemplo, não é nada fácil de conseguir e de produzir em quantidades que sejam economicamente sustentáveis. A pegada ecológica para obtenção de matéria-prima suficiente para dar resposta a quantidades industriais também é questionável, pelo que os resultados do estudo dedicado a uma bactéria dos tentáculos da lula sejam tão surpreendentes.
Dois cientistas da Universidade norte-americana de Penn State, na Pensilvânia, publicaram os resultados de uma investigação dedicada a uma espécie de biopolímero que se pode encontrar nos tentáculos das lulas. Abdon Pena-Francesch e Melik Demirel descobriram que os anéis dos tentáculos, usados para agarrar as presas das lulas, têm proteínas que podem ser alteradas geneticamente e produzidas em laboratório.
Sem sacrifício para os animais, a reprodução deste material forte e flexível é possível a partir de um processo químico relativamente simples com base em água, açúcar e oxigénio. A aplicação deste bioplástico prevê-se adequada a sectores tão diversos como o têxtil e a biomedicina.
Fonte: artigo publicado na Vice a 22/02/2019
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura