Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Comunicado de imprensa 27/08/2019: Continente elimina caixa de cartão das pastas dentíficas de marca própria.
A aposta do Continente no ecodesign das embalagens de marca própria é uma das medidas mais relevantes na redução do impacto ambiental da sua atividade enquanto retalhista. Apesar do foco na redução do plástico e do Compromisso assumido nesse sentido, o esforço ao nível do design e inovação de produto vai mais além e reflete-se também na redução e eliminação de packaging desnecessário. Nesse contexto, de esforço contínuo para reduzir a pegada ecológica da sua atividade, também a eliminação das embalagens de cartão das pastas de dentes de marca própria se enquadra neste projeto de informação ao consumidor e na estratégia de desenvolvimento sustentável do Continente, permitindo uma poupança anual de cerca de 8.000kg de cartão. |
Foi em março deste ano que o então CEO da Sonae, Paulo Azevedo, anunciou que todas as embalagens “da cadeia de produção do Continente serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025″, eliminado os materiais “problemáticos ou desnecessários”.
Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias do Continente, explicou que “temos vindo a fazer um levantamento complexo e exaustivo de todos os produtos de marcas próprias e exclusivas – que são cerca de 20.000 – com o objetivo de encontrar as opções mais sustentáveis para cada embalagem. Já identificámos e reformulámos as nossas garrafas de água (diminuindo a espessura), as embalagens das pilhas Boost (eliminado o plástico desnecessário) ou as cuvetes da seção de talho (aumentando o percentual de matéria-prima reciclada), apenas para dar alguns exemplos”.
Seguem-se então as pastas de dentes que, a partir de setembro, deixam de ter a habitual caixa de cartão. A eliminação desta embalagem permitirá poupar algo como oito toneladas de papel anuais.
O Continente tem vindo a implementar diversas medidas sobre o uso responsável de plástico, ao nível da Marca Própria, da logística, dos fornecedores, do apoio à inovação (nomeadamente através de parcerias estabelecidas com universidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação) e também ao nível da sensibilização junto dos consumidores. Como resultado das iniciativas já implementadas, o Continente prevê uma redução apenas em 2019 de mais de 2 mil de toneladas de plástico.
Estas medidas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas para 2030, bem como com as apostas Europeias e Nacionais rumo a uma Economia Circular, e inserem-se no âmbito do “Compromisso para o Uso Responsável de Plásticos” que a marca divulgou este ano e está disponível ao público na plataforma exclusivamente dedicada ao tema: http://www.plasticoresponsavel.continente.pt/
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura