Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
A covid-19 afetou o mundo de várias formas. O que acontecerá a partir de agora?
A covid-19 afetou o mundo de várias formas. O que acontecerá a partir de agora?
O mundo parou. Consequentemente, a poluição atmosférica causada pelas atividades industriais e pelos transportes baixou para níveis quase inexpressivos. São várias as publicações que exploram o tema com base em dados apresentados por observatórios ambientais e organismos como a Agência Europeia do Ambiente (EEA) e a Agência Espacial Europeia (ESA). As notícias em meados de março referiam “drásticas reduções nas emissões de dióxido de azoto na China” (NO₂, um dos gases mais nocivos para a atmosfera e para a saúde) sustentadas por imagens divulgadas pela NASA.
Também em Portugal, o período de quarentena teve impacto na qualidade do ar: os registos mais recentes do satélite Copernicus Sentinel 5P, exclusivamente dedicado a monitorizar a qualidade atmosférica, deixam clara a diminuição na emissão de gases poluentes nas zonas de Lisboa e Porto, à semelhança das grandes cidades europeias. Só entre 10 e 28 de março, Lisboa reduziu em quase 80% as emissões de NO₂ e o Porto baixou em 60% os níveis de dióxido de azoto, segundo números avançados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
E o plástico?
É inegável a utilidade do plástico na contenção da epidemia, como defendido pela professora Maria Elvira Callapez da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. No entanto, o tratamento de resíduos como as máscaras descartáveis não é fácil e não é, para já, recomendável que sejam encaminhados para reciclagem. Em alguns países, as restrições ao plástico foram temporariamente suspensas e alguns ambientalistas receiam que possa haver um retrocesso em relação às conquistas dos últimos meses no que respeita à proibição de alguns produtos de plástico descartável.
As máscaras de proteção individual passaram a fazer parte do dia-a-dia, nas idas a supermercados e outros espaços públicos. Precisamente por isso, o apelo à utilização responsável de recursos mantém-se: siga as recomendações da Direção-Geral de Saúde sobre as máscaras sociais e poupe as descartáveis para utilização hospitalar. E se utilizar uma máscara descartável… por favor não a “descarte” em qualquer lado. É mesmo para colocar no lixo.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura