Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
A capacidade instalada para gerar energia renovável no mundo aumentou 50% em 2023 e Portugal bateu recordes
A produção de energia renovável no nosso planeta aumentou 50% em 2023, face ao ano anterior, de acordo com um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE). A mesma estima que nos próximos 5 anos assistiremos ao crescimento mais rápido de sempre na capacidade instalada de criar energia renovável.
Em 2023, a produção de energia renovável atingiu quase 510 gigawatts (GW) em todo o mundo, com a energia solar fotovoltaica a representar três quartos do crescimento verificado.
O maior crescimento ocorreu na China, onde a produção de energia eólica aumentou 66% em termos anuais. Não obstante, a agência da OCDE para os assuntos energéticos destaca ainda que na “Europa, nos Estados Unidos e no Brasil” foram atingidos máximos históricos.
Este crescimento sem precedentes está sustentado na descida dos preços da implementação de energias renováveis. Os preços dos módulos solares fotovoltaicos em 2023 diminuíram quase 50% em relação ao ano anterior. A tendência é para que os custos continuem em queda, enquanto se mantém a rápida implementação destas energias. Isto porque a capacidade de produção global deverá atingir 1 100 GW até ao final de 2024, excedendo significativamente a procura.
Neste sentido, espera-se que as energias renováveis ultrapassem o carvão para se tornarem a maior fonte de produção de electricidade global no início de 2025.
Estes números deixam o mundo otimista para alcançar a meta de triplicar a capacidade de produção de energia renovável até 2030, como foi acordado entre os países que participaram na COP28.
A energia eólica terrestre e a energia solar fotovoltaica são hoje mais baratas do que as novas centrais de combustíveis fósseis em quase todo o lado e mais baratas do que as centrais de combustíveis fósseis existentes na maioria dos países. Existem ainda alguns grandes obstáculos a superar, incluindo o difícil ambiente macroeconómico mundial. Para mim, o desafio mais importante para a comunidade internacional é aumentar rapidamente o financiamento e a implantação de energias renováveis na maioria das economias emergentes e em desenvolvimento, muitas das quais estão a ser deixadas para trás na nova economia energética. O sucesso no cumprimento da meta de triplicação dependerá disso.
Fatih Biro, Diretor Executivo da AIE
Neste âmbito, Portugal também bateu um novo recorde no ano transato: as fontes de energia renováveis forneceram 61% de toda a eletricidade consumida em 2023, acima dos 49% do ano anterior, segundo dados da rede REN, revelados pela agência Reuters.
Portugal apresenta assim um dos rácios atuais mais elevados da Europa, sendo a energia eólica a mais utilizada no país – responsável por um quarto de todo o consumo de eletricidade em 2023. Segue-se a energia hídrica, que representou 23%, a solar 7% e a biomassa 6%, segundo a REN.
Além daquelas quatro, Portugal recorre ainda a uma quinta fonte de energia renovável: a geotérmica, embora em proporções ainda pouco representativas. Em 2019, este tipo de energia representava apenas 0,4% de toda a energia elétrica, segundo dados da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).
O objetivo nacional é atingir os 85% de energia proveniente de fontes renováveis até 2030.
Desta forma. verifica-se que Portugal recorre a 5 dos 7 tipos de energia renovável que existem no mundo. Sabe em que consiste cada um deles?
#Energia Solar – obtida através da transformação da energia proveniente da luminosidade do sol em elétrica;
#Energia Eólica – obtida através da transformação da energia cinética dos ventos em elétrica;
#Energia Hidráulica – obtida através da transformação da energia cinética dos cursos de água em elétrica;
#Energia Geotérmica – obtida através da transformação da energia térmica das águas quentes e vapores da Terra em elétrica;
#Energia Maremotriz – obtida através da transformação da energia cinética das ondas e marés em elétrica;
#Energia do Hidrogénio – obtida a partir da combinação entre hidrogénio e oxigénio, que liberta energia térmica, convertida depois em eletricidade;
#Biomassa – obtida durante a transformação de derivados de organismos vivos para a produção de energia calorífica, que é de seguida convertida em elétrica.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura