Novas garrafas de sumo de laranja permitem poupança anual de 37 ton de plástico virgem

Garrafas de plástico das máquinas self-service Continente estão diferentes - e mais amigas do ambiente. 
Garrafas de sumo de laranja Continente tampa acoplada

Partilhar

Já deve ter reparado que as garrafas de água Continente, bem como de outras marcas, começam a ter as tampas acopladas à própria garrafa. Sabe qual a razão? Garantir que as tampas não se perdem durante o processo de triagem, que antecede a reciclagem. Agora, também as garrafas de sumo natural de laranja disponíveis nas lojas Continente para enchimento self-service partilham desta característica. 

Continente pioneiro a unir as tampas às garrafas

Foi em abril de 2021 que o Continente repensou as garrafas de água de marca própria para garantir que toda a garrafa é reciclada. Devido ao seu tamanho e peso, muitas tampas não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de tratamento. São um dos resíduos mais encontrados na natureza e muitos animais acabam por ingeri-las. Segundo o relatório da Ocean Conservacy, uma ONG que coordena ações de limpeza costeira em todo o mundo, as tampas das garrafas estão no top 10 dos artigos mais encontrados.

“Nem sempre o processo de melhoria das embalagens é simples, porque é prioritário atender às necessidades do meio ambiente, mas sem esquecer a experiência do cliente, os potenciais custos envolvidos – para a empresa e para o consumidor -, os constrangimentos logísticos para os nossos parceiros ou mesmo questões de segurança alimentar. Mas é, ainda assim, um caminho obrigatório de percorrer, porque o nosso compromisso para com a sustentabilidade está presente em tudo o que fazemos e na forma como vemos o negócio, são indissociáveis, na verdade” explicou fonte oficial da marca. 

Sumo de laranja em garrafas de plástico 100% reciclado e com tampa acoplada 

As novas garrafas para sumo de laranja das máquinas de self-service disponíveis na secção de frutas e legumes das lojas (nos tamanhos 0,25l, 0,5l e 1l) são agora produzidas totalmente em plástico reciclado (RPET) e têm as respetivas tampas acopladas. Esta “pequena” mudança, além de garantir de que todos os componentes da garrafa são reencaminhados para reciclagem, permitirá poupar 37 toneladas de plástico virgem e garantir a reciclagem de mais 1 milhão de tampas por ano. O habitual rótulo foi também substituído por impressão direta na garrafa, como medida de promoção do eco design.

Como funciona?

  • Ao utilizar a garrafa pela primeira vez, a tampa sairá normalmente, separando-se totalmente
  • Depois de encher, fechar até ouvir um ‘click’
  • Quando voltar a abrir, a tampa já estará acoplada à garrafa
  • Reutilizar tantas vezes quanto possível 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest