Já imaginou como será planear um evento com a dimensão do Festival da Comida Continente? Em apenas dois dias, passaram milhares de pessoas pelo Parque da Cidade do Porto. Por detrás do programa que aliou entretenimento e alimentação, a logística que antecipa a sua concretização implica um planeamento no qual todos os detalhes contam, antes, durante e após o evento. Fizemos algumas perguntas a Nádia Reis, diretora de Brand Engagement do Continente e a Ana Simão, da Expanding, responsável pela produção do FCC, sobre como é pensar o evento do ponto de vista da sustentabilidade.
Sustentabilidade: um fator sempre presente
Sabia que a MC foi o primeiro retalhista a formular e divulgar uma política de ambiente, em 1998? Nádia Reis reafirma que, para a MC, “já há muito que são obrigatórias” e há mais de 20 anos que a sustentabilidade “nunca saiu das nossas prioridades”, defendeu a responsável pela comunicação da marca. Apontando ao presente, refere o compromisso público assumido na “Estratégia para o Uso Responsável do Plástico” como uma “nova etapa na luta por uma pegada ecológica global e sustentável”. “É mais um exemplo da nossa atuação no que diz respeito à sustentabilidade ambiental”.
Ana Simão, produtora do evento, assegura que a sustentabilidade “sempre foi uma preocupação da Expanding e do Continente” e aponta, como exemplo, a “Festa Continente” de 2016, que foi certificada pela APCER com o ISO 20121 de evento sustentável, “na altura”, recorda, “com práticas ainda pouco usuais.” Na última edição do FCC antes da pandemia, em 2019, a Sociedade Ponto Verde atribuiu a Certificação 3R6 ao evento – uma avaliação à organização e marcas parceiras para minimização do impacto ambiental dos resíduos produzidos.
Durante o FCC, os vários espaços de alimentação disponíveis serviram mais de 50 mil refeições, sempre em pratos e com utensílios plastic-free, além de todas as bebidas serem servidas em copos reutilizáveis.
Nádia Reis, Continente
“Temos [a Expanding] esta preocupação na realização de qualquer tipologia de evento”, explicou Ana Simão, “ainda que a dimensão do FCC torne tudo mais complexo e seja preciso muito mais empenho e coordenação para pôr em prática todas as medidas”, confessou.
![FCC 2022](https://plasticoresponsavel.continente.pt/wp-content/uploads/2022/07/292170311_10161568098632439_6652782236206189411_n-890x500.jpg)
Algumas medidas em destaque
Nádia Reis, do Continente, referiu várias das medidas de sustentabilidade desta 4ª edição do FCC, como “a política de brindes sustentáveis (úteis e reutilizáveis), a utilização de bicicletas e carros elétricos para deslocação do staff no interior do recinto, o reforço da rede de transportes coletivos para os visitantes e a utilização de mobiliário fabricado a partir de paletes”. Destaca-se, por exemplo, a parceria com a Câmara Municipal do Porto para que “o lixo orgânico gerado durante o festival fosse encaminhado para compostagem, além de todos os restantes resíduos separados e encaminhados para reciclagem.”
No final do festival todos os excedentes alimentares das cozinhas dos chefs e outras áreas do recinto, foram doados ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e à Refood, com o objetivo de evitar o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, apoiar a comunidade local – áreas de atuação de reconhecida importância para a marca.
Nádia Reis, Continente
Ana Simão nomeou outras medidas, para além do visível ‘plastic free’:
- Separação dos resíduos no backstage: “A Sociedade Ponto Verde dá formação a todos os parceiros no recinto, bem como às nossas equipas de limpeza e separação, para que nada falhe por falta de conhecimento”, explicou.
- Além dos talheres de bambu, a palamenta (pratos e taças) usada na cozinha dos chefs foi feita de cana-de-açúcar e não tem produtos químicos adicionados.
- “Esforçámo-nos ainda, em conjunto com os chefs, na Cozinha Continente, por utilizar apenas produtos da época, respeitando assim os ciclos.”
Nádia Reis acrescentou ainda que, além da proteção do ambiente, o festival também apostou na inclusão e na diversidade: “Para nós, há mais preocupações de sustentabilidade além das ambientais.” Com o objetivo específico de sensibilizar para uma alimentação saudável e um consumo consciente (como a preferência por alimentos nacionais e da época ou a importância de reciclar, exemplificou), a Escola Missão Continente também marcou presença, através de um jogo onde participaram milhares de famílias.
Também o Plástico Responsável Continente esteve simbolicamente presente no evento, com algumas mensagens desafiadoras:
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