“O design biofílico faz com que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis”
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Formas mais sustentáveis de iluminar o nosso Natal e de escolher presentes
Nesta época festiva, nunca é demais lembrar as alternativas sustentáveis e fazer escolhas mais conscientes. Até porque temos cada vez mais opções de novos produtos e marcas que têm a sustentabilidade como pilar e que nos permitem celebrar o Natal de forma mais “amiga do ambiente”.
Acima de tudo, é importante lembrar nesta altura os 3 R’s para uma economia mais circular: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E para ajudar nesta missão, pode sempre revisitar as nossas ideias de decoração sustentável ou dicas para um Natal com menos plástico.
Quando falamos de desperdício no Natal, normalmente pensamos em comida, plástico ou presentes que são esquecidos no fundo da gaveta. No entanto, esquecemo-nos que o Natal é propício também ao aumento do resíduo que mais cresce atualmente no mundo. Falamos do lixo eletrónico!
Por hábito, as casas iluminam-se por dentro e por fora, como se as luzes aquecessem o frio mês de dezembro. Muitas vezes essas luzes ligam-se ainda antes do 1º de dezembro e ficam ligadas até depois do Ano Novo.
Isto leva a um grande desperdício de resíduos eletrónicos – como as pilhas – e de energia. Lembremo-nos que estamos a gastar recursos naturais da Terra cujo “saldo”, em 2024, esgotou-se a 1 de agosto – um dia mais cedo do que aconteceu no ano anterior. Desde esse dia estamos a gastar mais recursos daqueles que somos capazes de produzir.
Por isso, damos-lhe algumas dicas a ter em conta no consumo energético neste Natal:
O melhor presente que podemos dar é sem dúvida a nossa presença. Oferecer o nosso tempo é por isso uma ótima prenda para colocar no sapatinho. Escolha a melhor experiência para viver com cada pessoa, seja uma ida ao spa, uma viagem ou uma aventura pela Natureza. Opções não faltam.
Estas são opções que evitam desperdício de plástico e presentes indesejados que só acabam por gerar mais resíduos e quilómetros percorridos em vão. Para prevenir estas situações, antes de comprar um presente lembre-se ainda de:
Após o Natal, surge a época das trocas, que originam mais desperdício, através do aumento do transporte, das embalagens adicionais e do potencial descarte inadequado de produtos devolvidos.
Neste caso, o “regifting” pode ser uma solução mais sustentável. A ideia é simples: em vez de encaminhar os presentes indesejados às lojas, oferecê-los a outra pessoa ou instituição.
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Da árvore de Natal aos plásticos para cobrir comida. Será que todos os plásticos podem ser reciclados?
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
A produção de muitos dos bens que utilizamos no dia a dia requer muita água, um recurso vital que é muito limitado em certas partes do mundo
As mais de 100 nações envolvidas não chegaram a consenso e voltaram a adiar um acordo
Maior transparência por parte das marcas; busca por conteúdo educativo e de consumo ‘rápido’; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reconexão com o mundo real
A dessalinizadora vai permitir retirar o sal a 16 milhões de metros cúbicos de água do mar por ano, cobrindo “20% do consumo urbano do Algarve”