Como poupar na energia e no desperdício neste Natal?

Formas mais sustentáveis de iluminar o nosso Natal e de escolher presentes

luzes de natal e presentes

Nesta época festiva, nunca é demais lembrar as alternativas sustentáveis e fazer escolhas mais conscientes. Até porque temos cada vez mais opções de novos produtos e marcas que têm a sustentabilidade como pilar e que nos permitem celebrar o Natal de forma mais “amiga do ambiente”.

Acima de tudo, é importante lembrar nesta altura os 3 R’s para uma economia mais circular: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E para ajudar nesta missão, pode sempre revisitar as nossas ideias de decoração sustentável ou dicas para um Natal com menos plástico

O insustentável consumo energético

Quando falamos de desperdício no Natal, normalmente pensamos em comida, plástico ou presentes que são esquecidos no fundo da gaveta. No entanto, esquecemo-nos que o Natal é propício também ao aumento do resíduo que mais cresce atualmente no mundo. Falamos do lixo eletrónico! 

Por hábito, as casas iluminam-se por dentro e por fora, como se as luzes aquecessem o frio mês de dezembro. Muitas vezes essas luzes ligam-se ainda antes do 1º de dezembro e ficam ligadas até depois do Ano Novo. 

Isto leva a um grande desperdício de resíduos eletrónicos – como as pilhas – e de energia. Lembremo-nos que estamos a gastar recursos naturais da Terra cujo “saldo”, em 2024, esgotou-se a 1 de agosto – um dia mais cedo do que aconteceu no ano anterior. Desde esse dia estamos a gastar mais recursos daqueles que somos capazes de produzir.

Por isso, damos-lhe algumas dicas a ter em conta no consumo energético neste Natal:

  • lembre-se de desligar as luzes sempre que não estiver em casa ou todos os dias antes de se deitar e volte a ligá-las quando a noite já se fizer cerrada;
  • opte por luzes LED que podem consumir até 90% menos energia;
  • assim que deixarem de funcionar, deposite os resíduos elétricos e eletrónicos, como luzes, pilhas, entre outros, no eletrão. 

Espelho meu espelho meu, haverá melhor presente que eu

O melhor presente que podemos dar é sem dúvida a nossa presença. Oferecer o nosso tempo é por isso uma ótima prenda para colocar no sapatinho. Escolha a melhor experiência para viver com cada pessoa, seja uma ida ao spa, uma viagem ou uma aventura pela Natureza. Opções não faltam.

Estas são opções que evitam desperdício de plástico e presentes indesejados que só acabam por gerar mais resíduos e quilómetros percorridos em vão. Para prevenir estas situações, antes de comprar um presente lembre-se ainda de:

  • Fazer uma lista de pessoas a quem quer mesmo dar um presente para evitar compras em excesso;
  • Procurar saber o que estas pessoas gostariam de receber, para evitar comprar prendas indesejadas;
  • Nunca se esqueça do talão de troca, para o caso de a pessoa poder trocar o presente e não desperdiçá-lo;
  • Aproveitar para apresentar produtos funcionais e produzidos de forma sustentável, de acordo com os gostos de cada pessoa. Para alguém preocupado com bem-estar e cuidado, porque não oferecer por exemplo produtos de higiene em barra? Estes apresentam várias vantagens: são mais concentrados, duram mais tempo e é utilizada menos água na sua produção. 

Após o Natal, surge a época das trocas, que originam mais desperdício, através do aumento do transporte, das embalagens adicionais e do potencial descarte inadequado de produtos devolvidos.

Neste caso, o “regifting” pode ser uma solução mais sustentável. A ideia é simples: em vez de encaminhar os presentes indesejados às lojas, oferecê-los a outra pessoa ou instituição.  

Tenha um Natal cheio de consciência ambiental! 

Artigos recentes

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
    Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
    © Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.