Não subestime a água da torneira

Continente lança novo jarro Aqua Leve para filtrar água da torneira (e evitar embalagens de plástico).
Aqua Leve Kasa Continente

Partilhar

Sabia que, em média, cada português consome anualmente cerca de 146 litros de água, 85% dos quais em embalagens de plástico? O que posiciona Portugal como quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada. Segundo a mesma fonte, a APIAM – Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, esse consumo traduz-se em cerca de 2,4kg de resíduos de plástico por pessoa.

Devido ao processo de desinfeção da água da rede pública, cujo objetivo é eliminar bactérias e outros microrganismos, é possível que se sinta algum cheio e sabor a cloro, motivo pelo qual muita gente ainda evita a água da torneira. No entanto, o Continente, através da Kasa, a marca exclusiva de decoração e soluções práticas para o lar, criou um inovador jarro para filtrar água da torneira. 

Aqua Leve, uma refrescante solução para o Ambiente 

Em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Continente desenvolveu o novo jarro Aqua Leve, mais durável e mais prático para ser usado por todas as faixas etárias. 

Para além de remover as impurezas da água da torneira e melhorar o sabor, o filtro permite economizar mais do que a água engarrafada e contribui para a redução de resíduos plásticos.

Com 2,7 litros de capacidade, elimina metais pesados, calcário, cloro e impurezas e melhora o sabor da água da torneira, das bebidas e dos alimentos. O filtro tem o dobro do tempo médio de durabilidade (2 meses), é 100% reciclável e filtra 500 ml de água em 40 segundos, ao dobro da velocidade das marcas de referência. 

Um dos grandes compromissos do Continente é antecipar para 2025 a ambição definida pela União Europeia para 2030, de fazer com que todas as embalagens de plástico da marca colocadas no mercado sejam reutilizáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente. Na realidade, além do compromisso de todas as embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, o Continente também assume a missão de incorporar, pelo menos, 30% de plástico reciclado em todas as embalagens que integrem este material até 2025.

Não subestime a água da torneira 

Em 2021, para assinalar o Dia da Água (22 de março), a ZERO, Associação Ambientalista, lançou a campanha online “Água da Torneira. A bebida preferida”, em parceria com a EPAL, para incentivar o consumo de água da torneira. 

No website dedicado à campanha, além de alguns dados interessantes sobre consumos, há um quiz sobre a água da torneira e informações sobre a qualidade da água. Como propósito maior, este projeto sugere que todos possamos fazer escolhas mais sustentáveis, começando por privilegiar a água da torneira – e se pudermos melhorar o sabor, através de soluções como o Aqua Leve, tanto melhor. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest